A sessão de encerramento do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas foi realizada nesta tarde (25) e premiou os melhores artigos aprovados pela Chamada de Trabalhos.
O presidente do Comitê Científico do Seminário, Paulo Tadeu Arantes, afirmou que neste ano foram apresentados 73 trabalhos, dos quais 41 artigos completos, 26 artigos curtos e seis boas práticas. O melhor artigo completo, “O papel do governo no apoio à gestão de inovação das empresas: um estudo exploratório do Programa de Núcleos de Apoio à Gestão de Inovação”, foi escrito por Aurora Carneiro Zen. Na categoria artigo curto, Iara Lucia Vaz Guedes foi premiada pelo trabalho “Utilização do Cerne no Ceridó”. Douglas Alexandre Gomes Vieira foi o vencedor com o artigo de boas práticas, “Radicalizando a flexibilidade de trabalho: aspectos de gestão, reflexões e resultados”.
Agradecimento
O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, agradeceu a presença de todos e comemorou o fato de que os objetivos do Seminário foram alcançados. “Conseguimos fazer boas atividades de capacitação, com conteúdo de qualidade, tivemos a intensa participação de empreendedores para rodadas de negócios e para os debates propostos pelas sessões plenárias. Gostaria de destacar também a oportunidade de ampliar o network que os participantes têm em um evento como esse”, completou.
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, destacou os bons números do evento de 2014. “No ano em que o movimento completa 30 anos, promovemos um evento extremamente bem sucedido, com 927 inscritos, das 27 unidades da federação e de 13 países da União Europeia. Foi imensamente gratificante voltar à Belém e à Região Norte”.
Francilene ressaltou ainda que o fim de um Seminário indica o início dos trabalhos para a edição seguinte. Por isso, Abelém, responsável pela organização local do evento deste ano, entregou simbolicamente a bandeira da Anprotec para os organizadores do XXV Seminário, que será realizado em Cuiabá (MT) em 2015. Para o presidente da Arca Multincubadora, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wilson Luconi Junior, o desafio será superar a edição de 2014.
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.