No dia 24 de abril, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) sediou a I Conferência Municipal de Inovação Tecnológica de Viçosa. O evento teve como objetivo divulgar o portal da Rede de Incentivo à Cultura de Inovação (ReInova) e avaliar as políticas e ações em inovação e tecnologia no município, como parte do Programa Municipal de Apoio à Inovação Tecnológica (PMAIT), para aperfeiçoar o Ecossistema de Inovação regional.
A diretora executiva do CenTev, professora Adriana Ferreira de Faria, deu início à Conferência apresentando o projeto ReInova e suas ações no estabelecimento e consolidação de parcerias entre as entidades promotoras da cultura inovadora, envolvendo agentes distintos e complementares para o crescimento local e regional de forma sustentável.
A professora da Fundação Dom Cabral, Vanessa Nogueira, ministrou a palestra “Ecossistema Empreendedor Brasileiro de Startups”. Segundo ela “a integração entre os atores é imprescindível para que o ecossistema cresça de forma funcional”. Ela também acredita que é preciso ampliar o alcance de ações como a de quinta-feira, levando-as a nível nacional por meio de vinculo com iniciativas de outras cidades e regiões.
Já o presidente do Conselho Municipal de Inovação e Diretor Presidente da empresa Jungle (Residente no tecnoPARQ), Igor Guadalupe, falou aos presentes sobre a Lei Municipal de Inovação, que possibilita uma vantagem competitiva para as empresas de Viçosa, através de concessão de benefícios e diferimento em taxas. Ele ressaltou a importância do investimento em tecnologia inovadora na cidade: “Essa conferência é uma das ações resultantes da lei. Com isso, pretendemos expandir a discussão sobre inovação e empreendedorismo para a sociedade”. Também ministraram palestras: Sra. Elza Fernandes de Araújo, Assessora Adjunta de Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Sr. Luis Henrique Mendes Guimarães, da Assessoria de Inovação e Sustentabilidade do Banco BDMG e Sr. Flávio Costa da CEO Namoro Fake.
* Com informações e foto do CenTev