


A 36ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação confirma novos nomes que farão parte da sua extensa programação. O evento será realizado de 29 de junho a 2 de julho, em Manaus (AM). Maíra Nobre de Castro, Demetrius Silva e Bruno Portela trarão diferentes perspectivas sobre políticas públicas para inovação, formação de talentos e governança de ecossistemas.
Para contribuir com os debates sobre governança e inclusão nos ecossistemas de inovação, a diretora de Redes e Associados da Anprotec, Maíra Nobre de Castro, integrará a programação do evento. Com trajetória marcada pela atuação em empreendedorismo e políticas públicas, Maíra é graduada em Pedagogia e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC, além de coordenar a Incubadora de Empresas do IFCE.
Ao longo de sua carreira, tem liderado iniciativas voltadas à formação empreendedora, inovação e impacto social, com destaque para projetos como “Práticas Formativas Empreendedoras” e “Economia Solidária”, além de atuar como multiplicadora do Programa Ela Pode.
Na Conferência, participará da Roda de Conversa 3 – Governança de ecossistemas de inovação: inclusão, diversidade e empreendedorismo, no dia 1º de julho, às 14h, contribuindo com reflexões sobre indicadores de impacto e avaliação de ecossistemas.
Também participará o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius Silva, professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola e pesquisador com ampla produção científica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A, possui mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela UFV e pós-doutorado na University of Florida (EUA).
Com mais de 200 artigos científicos publicados e extensa atuação na formação de mestres e doutores, sua trajetória está fortemente ligada à produção de conhecimento e à formação de talentos.
Na Conferência, participará do Painel Temático 3 – Talentos, educação empreendedora e formação para inovação, no dia 30 de junho, às 8h30, contribuindo com o debate sobre o papel das universidades na formação de profissionais preparados para os desafios da nova economia.
Bruno Portela é Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), coordenador do Laboratório de Inovação da AGU (LABORI), e agrega à programação uma trajetória consolidada na interface entre direito, políticas públicas e inovação.
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, integrou conselhos de instituições como EMBRAPA, ABDI e BNDES, sendo autor de obras sobre inovação e o marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Na Conferência, participará da Plenária 2 – Conectando ambientes de inovação e seus dispositivos ao mercado e às políticas públicas, no dia 29 de junho, às 16h30, contribuindo com o debate sobre o papel das políticas públicas na articulação entre inovação, mercado e desenvolvimento.
A 36ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação será realizada de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Manaus (AM), sob o tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”.
O evento reunirá gestores de incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs de inovação, além de representantes de universidades, empresas e governos, para discutir agendas estratégicas relacionadas ao desenvolvimento regional, bioeconomia, tecnologias emergentes, internacionalização e formação de capital humano.
A conferência é realizada pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, e tem como organizadores locais a Fundação Paulo Feitoza e a Universidade do Estado do Amazonas.