



O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de março. Melhores artigos e relatos de boas práticas serão apresentados em trilhas temáticas da programação do encontro em Manaus (AM).
A Chamada de Trabalhos da 36ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação alcançou um novo recorde de inscrições: ao todo, foram submetidos 299 artigos e relatos de boas práticas. A contagem foi realizada após o encerramento do prazo de envio de trabalhos, que ocorreu no último domingo (15/2). O resultado da seleção será divulgado em 31 de março e o envio final do trabalho revisado deverá ser feito até 6 de abril.
Os artigos e relatos de boas práticas selecionados serão apresentados na Conferência Anprotec 2026, que será realizada de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Manaus (AM). Com o tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”, o encontro reunirá representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs, universidades, governos, comunidades tradicionais, empresas e instituições científicas de todo o país.
Para Rodrigo Quites Reis (UFPA), coordenador do Comitê Científico de avaliação dos trabalhos submetidos, o recorde de submissões na Chamada de Trabalhos demonstra os resultados das ações da Anprotec nos últimos anos: “Atuamos comprometidos com a produção e a disseminação de conhecimento científico e experiências práticas do ecossistema de inovação. Estamos em constante atualização e refinamento das nossas iniciativas, como o crescimento dos Anais da Conferência, a inclusão do formato de pôster, a expansão do comitê de avaliação e seleção de trabalhos, e a inserção dos melhores trabalhos na Revista Locus”.
O crescimento da Chamada de Trabalhos demonstra que os esforços da Anprotec estão contribuindo para que a edição da Conferência de 2026 seja repleta de diálogos enriquecedores com embasamentos científicos e profissionais, que fortalecerão a rede de cooperação presente em Manaus (AM).
“A Anprotec tem realizado múltiplos esforços para fortalecer a Chamada de Trabalhos da Conferência. Entendemos que Manaus é um local estratégico para o estabelecimento de conexões e estimulação de novas soluções inovadoras para os problemas relacionados à sustentabilidade. Com o novo recorde de submissões, nós estamos mais confiantes de que o encontro deste ano será um sucesso”, explicou Deolinda, diretora técnica da Anprotec.
Após o encerramento do período de submissões, os avaliadores do Comitê Científico da Chamada de Trabalhos avaliarão os artigos e relatos de boas práticas. O processo considerará critérios como originalidade, clareza e consistência metodológica, aderência temática aos eixos da conferência e contribuição prática ou teórica para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Até 20 artigos e 20 relatos de boas práticas mais bem avaliados serão incorporados à programação oficial da Conferência, sendo apresentados em sessões orais nas trilhas temáticas:
Além disso, até 40 trabalhos serão selecionados para exposição em painéis digitais durante o evento.
Os vencedores nas categorias artigo completo e relato de boas práticas receberão certificados e poderão escolher realizar gratuitamente o Curso de Parques ou o Curso de Atualização do Cerne 2025, ambos promovidos pela Anprotec, além de inscrição gratuita na Conferência Anprotec 2027 e convite para publicação ampliada na Revista Locus Científico.
A Anprotec agradece a todos os profissionais do ecossistema de inovação brasileira que se propuseram a compartilhar seus conhecimentos e experiências em artigos e relatos de boas práticas para enriquecer os diálogos que serão realizados na Conferência Anprotec 2026.
A Conferência Anprotec 2026 é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae, com realização local da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).