



Webinar apresenta programa da Agência Espacial Brasileira e do PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos que apoia startups com soluções baseadas em dados de satélites.
A Anprotec, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, realiza na próxima sexta-feira (30/01), das 10h às 11h, um webinar especial sobre o programa Incuba Espaço. O encontro, intitulado “Incuba Espaço: startups com soluções baseadas em dados de satélites”, será transmitido ao vivo pelo canal da Anprotec no YouTube.
O webinar apresentará o Incuba Espaço, programa que impulsiona startups com soluções inovadoras baseadas em dados de satélites de observação da Terra, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação espacial no Brasil. Durante o encontro, os participantes conhecerão a missão da Agência Espacial Brasileira, o modelo de incubação do PIT SJC e as principais informações sobre inscrições, critérios de seleção e atividades do programa.
“Queremos incentivar empresas inovadoras a conhecerem essa oportunidade no uso de dados de satélites. Este webinar traz informações essenciais para que os interessados compreendam o funcionamento da incubação e se preparem para os desafios técnicos”, destaca Luís Gustavo Peles, gerente de Projeto e Operações da Anprotec e mediador do encontro.
Importante: as inscrições para o Incuba Espaço encerram em 2 de fevereiro de 2026 — poucos dias após o webinar. Participe do encontro e prepare-se para inscrever sua solução.
Gabriela da Silva Ruv Lemes é engenheira química e profissional de inovação com mais de três anos de experiência em hubs e ecossistemas de startups, atuando no Nexus, hub de inovação do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC). Atualmente, lidera a comunidade de startups Nexus Lab e a comunidade de mentores Nexus Circle.
Dra. Leila Maria Garcia Fonseca é coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB) e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No INPE, atuou em cargos de liderança na área de Observação da Terra, com destaque para sua contribuição ao Programa CBERS (Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres). Possui reconhecida experiência em processamento digital de imagens, inteligência artificial e aplicações em observação da Terra.
O Incuba Espaço é voltado a equipes empreendedoras em estágio que utilizem dados espaciais de forma inovadora e estejam preparadas para validar problema, mercado e solução. O programa é destinado a startups, instituições de pesquisa, universidades e spin-offs industriais de qualquer região do país, formadas por pesquisadores, estudantes ou pessoas físicas, desde que apresentem soluções alinhadas aos desafios propostos.
Garanta sua inscrição: https://pitsjc.org.br/incuba-espaco/