



Foto: Jardel Rodrigues/SBPC
Professora da UFCG e atual presidente da SBPC acumula décadas de atuação em políticas de ciência, tecnologia e inovação
A professora e pesquisadora Francilene Procópio Garcia foi eleita presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no dia 28 de novembro, durante a 40ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, assumindo o mandato em 1º de dezembro de 2025. Ex-presidente da Anprotec (2012-2015), Francilene traz para o cargo uma trajetória de mais de três décadas dedicadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro.
A nomeação representa mais um reconhecimento à liderança de Francilene Garcia no cenário nacional de CT&I. Desde julho de 2025, ela preside a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a maior entidade científica da América Latina, sendo a primeira mulher nordestina a ocupar o cargo em quase 80 anos de história da instituição.
Bacharel em Ciência da Computação, mestre em Informática e doutora em Engenharia Elétrica, todas pela UFPB, Francilene também realizou estágio como pesquisadora visitante na Tsinghua University, na China. Sua carreira inclui a direção-geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016) e a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Paraíba (2011-2018), período em que presidiu o Fórum de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI).
Além da presidência da SBPC e do Conselho da Embrapii, Francilene Garcia integra atualmente os conselhos do CCT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia), da Finep e do Instituto Serrapilheira, e é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Também atua como coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, vinculado ao governo da Paraíba.
A Embrapii é uma organização social que atua em parceria com instituições de pesquisa científica e tecnológica para fomentar a inovação na indústria brasileira. Com contrato de gestão junto aos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Educação; e da Saúde, a instituição opera por meio de unidades credenciadas em todo o país, apoiando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com o setor empresarial.