Foto: Camila Rodrigues/UFV
A presidente da Anprotec, Adriana Faria, recebeu no último dia 9 de agosto a Comenda Arthur Bernardes, na cidade de Viçosa (MG). A honraria é concedida pela Casa do Empresário em parceria com a Prefeitura de Viçosa, Câmara Municipal, Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O título homenageia personalidades que se destacam pelo compromisso, trabalho e dedicação ao desenvolvimento da cidade. Adriana Faria foi reconhecida por sua atuação como diretora do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), onde lidera iniciativas estratégicas que integram incubação de empresas, parque tecnológico, empresas juniores e programas de desenvolvimento social.
O reconhecimento, no entanto, vai além do impacto regional. A premiação também considerou sua contribuição nacional e internacional à frente da Anprotec e na divisão latino-americana da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), reforçando seu papel na promoção da ciência, tecnologia e inovação como vetores de desenvolvimento.
“A presença do Parque Tecnológico de Viçosa faz a diferença no desenvolvimento da cidade. Empresas são criadas, empregos são gerados, com qualidade. A inovação faz a diferença aqui na região, no país e de forma internacional também”, destaca Adriana Faria.
Além da presidente da Anprotec, foram homenageados o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, e a professora do Departamento de Zootecnia da UFV, Simone Facioni Guimarães, ambos reconhecidos por suas contribuições à educação, à gestão pública e ao desenvolvimento da cidade.
As celebrações pelos 150 anos de nascimento do ex-presidente da República e viçosense Arthur Bernardes aconteceram entre os dias 8 e 10 de agosto, com atividades na Praça Silviano Brandão e no Museu Casa Arthur Bernardes. A programação contou, além da cerimônia de condecoração, com um festival de música que valorizou a cultura local.