A Conferência Anprotec 2025 já tem seu tema central definido! Após um processo de votação aberta à comunidade de associados e parceiros do Sistema Nacional de Inovação, o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global” foi o mais votado e será o fio condutor das discussões e atividades do evento, que acontecerá de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu – PR.
A votação contou com uma participação expressiva, totalizando 270 votos. Veja como ficou o resultado:
1º lugar – “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global” (117 votos)
2º lugar – “Convergência de Fronteiras: Empreendedorismo e Inovação na Era da Inteligência Artificial” (95 votos)
3º lugar – “Governança e políticas públicas para um desenvolvimento sustentável” (58 votos)
A presidente da Anprotec, Adriana Faria, destacou o engajamento da comunidade no processo de escolha do tema, ressaltando que a participação ativa dos associados reforça a relevância do evento.
“A participação expressiva da comunidade na escolha do tema da Conferência Anprotec 2025 demonstra a força do nosso ecossistema e o interesse genuíno em contribuir para a construção de um evento relevante e alinhado às tendências globais. Tivemos 270 votos e um debate rico sobre os caminhos da inovação, reforçando que a colaboração e a integração internacional são prioridades para nossos associados. Esse envolvimento fortalece ainda mais a Conferência, garantindo que ela seja um espaço para troca de experiências e cocriação de soluções que impactem o futuro da inovação no Brasil e no mundo”, afirmou.
O tema vencedor guiará a construção da programação da Conferência Anprotec 2025, mas os demais temas, com votação expressiva, também terão espaço no evento. A inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável, por exemplo, estarão contemplados na proposta da Fundamentação Temática, nos eixos de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e Inteligência Artificial e o Futuro da Inovação, como parte do grande tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
Com a definição, a próxima etapa envolve o refinamento da programação e dos conteúdos do evento. Deolinda Ferreira, diretora técnica da Anprotec, explica os próximos passos.
“Com o tema definido, seguimos agora para a finalização da fundamentação temática da Conferência, que servirá como base para a programação do evento. Nas próximas semanas, avançaremos no desenho da chamada de trabalhos, na composição do comitê curador e na definição de painelistas, garantindo uma programação diversa e alinhada às expectativas da comunidade. A Conferência Anprotec 2025 será um espaço de troca e aprendizado, e estamos comprometidos em trazer discussões profundas e inovadoras para todos os participantes”, destacou.
Agradecemos a todos que participaram da votação e contribuíram para a construção de um evento ainda mais alinhado às necessidades do ecossistema de inovação!
Fique ligado! Em breve, traremos mais novidades sobre a programação da Conferência Anprotec 2025.
Sobre o evento
A Conferência Anprotec é o maior encontro de ambientes de inovação do Brasil, reunindo parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs e centros de inovação, além de representantes de empresas, universidades, governos e outros atores estratégicos do ecossistema nacional. Em sua 35ª edição, o evento acontecerá de 13 a 16 de outubro de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
Realizada pela Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Conferência deste ano conta com a organização local do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) e do Governo do Estado do Paraná.
Com uma programação abrangente e plural, a Conferência Anprotec promove debates sobre os principais desafios e oportunidades para o fortalecimento dos ambientes de inovação, conectando o Brasil às tendências globais de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.