Entre os dias 2 e 5 de dezembro, acontece a 34° Conferência Anprotec no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos, onde serão abordadas as estratégias para construir ecossistemas comprometidos com a sustentabilidade. O painel intitulado “Práticas para construção de ecossistemas de impacto – Caminhos para a sustentabilidade nas economias latino-americanas” terá mediação de José Alberto Aranha, conselheiro da Anprotec e coordenador do projeto PISTA.
A sessão que acontecerá na tarde do dia 04 de dezembro reforça a importância dos ecossistemas de impacto para um desenvolvimento sustentável na América Latina. Unir diferentes áreas do conhecimento com a prática, é possível encontrar soluções inovadoras para beneficiar tanto a sociedade como o meio ambiente.
Neste painel, especialistas de áreas diversas discutirão como integrar e usar a bioeconomia, economia de impacto e inovação para um desenvolvimento sustentável e mais inclusivo. A mediação será feita por José Alberto Aranha, que além de conselheiro da Anprotec, é coordenador do projeto PISTA (Parque de Inovação Social Tecnológica e Ambiental), programa de empreendedorismo criado na Rocinha em 2020.
Impacto nacional
O painel busca expor as boas práticas dos ecossistemas de impacto, mas também como usá-las para um desenvolvimento sustentável dos países latino-americanos. Para compreender o cenário nacional de impacto da inovação no desenvolvimento, a Diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI, Sheila Oliveira Pires, compõe o painel trazendo a perspectiva da importância da inovação para o crescimento do país.
Na perspectiva da economia mais sustentável para o meio ambiente, mas que também se mantenha financeiramente, o Diretor de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Lucas Maciel, integra o painel para mostrar o papel essencial das novas economias alinhadas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável no cenário nacional.
Além destes palestrantes, o painel também receberá Camila Medeiros, coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologias e Prêmios na Diretoria de Inovação e Gestão dos Conhecimentos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na ENAP está inserido o GNova, o laboratório de inovação do Governo Federal.
Camila Aloi também participará desta atividade. Camila é gerente do Programa Academia ICE, que tem como objetivo engajar professores e fortalecer a atuação das instituições de ensino superior do país na área de negócios de impacto, abrangendo as três dimensões básicas do ensino: pesquisa, docência e extensão. Essa experiência da palestrante, contribui para o objetivo do painel de integrar as áreas do conhecimento com prática de mercado.
A 34ª Conferência Anprotec acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos – SP, organizador local do evento, e é uma realização da Anprotec em parceria com o Sebrae.