Durante o encerramento da 33ª Conferência Anprotec, que aconteceu no dia 8 de novembro em Brasília, realizou-se a cerimônia de entrega de certificados para os ambientes de inovação que participaram dos cursos de capacitação do Cerne ao longo do ano. Com os novos mecanismos, modelo alcança o marco de 102 mecanismos “cernificados”.
A cerimônia contou com a presença de Marcos Suassuna, consultor Cerne, que conduziu a entrega oficial dos certificados às incubadoras e aceleradoras. “Reconhecemos toda a dedicação e empenho das equipes e o quanto essa certificação contribuirá para o posicionamento dos ambientes de inovação e suas entregas no contexto do desenvolvimento local das regiões em que atuam. Entendemos a enorme importância da certificação. Cada certificado entregue hoje simboliza uma etapa vencida na jornada contínua por inovação e excelência.”, comentou Suassuna.
Realizado pela Anprotec e o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover uma melhoria expressiva nos resultados dos ambientes de inovação de diferentes setores. É um modelo de maturidade da capacidade do ambiente de inovação em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos e que gerem efeitos positivos sobre a região.
Estabelece boas práticas em processos-chave, associadas a níveis de maturidade, representando etapas importantes para a melhoria contínua.
O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções para ampliar a capacidade dos ambientes de inovação em gerar empreendimentos inovadores bem-sucedidos, criando uma referência sólida para ambientes de diversas áreas e tamanhos na redução da variabilidade no sucesso dos empreendimentos apoiados.
Leonardo J. Melo, Superintendente da Anprotec, destacou a importância estratégica do Cerne: “O Cerne representa o maior símbolo do nosso comprometimento com a qualificação dos ambientes de inovação. Trata-se de uma construção coletiva. É o nosso jeito de construir e fortalecer os ambientes de inovação do Brasil. A entrega destes certificados hoje é um reflexo direto desse esforço.”
Confira abaixo os ambientes de inovação certificados com o Cerne:
Cerne 04
– Aceleradora Habitat Senai
– Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp
Cerne 03
– Multincubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
– Incubadora Metrópole Parque
– INTEG – Incubadora Tecnológica de Guarapuava
Cerne 02
– Sprint – Incubadora da UTFPR – Cornélio Procópio
– Incubadora de Inovação Tecnológica para Empreendimentos Sustentáveis da Amazônia – Incubadora da FAS
– Sprint – Incubadora da UTFPR – Campus Medianeira
– Incubadora Tecnológica Sudotec
– Incubadora de Empresas PARTEC – NUTEC
Cerne 01
– Incubadora Intuel
– ITUNISC – INCUBADORA TECNOLÓGICA DA UNISC
– Sprint UTFPR Campus Londrina