O Programa
O Programa Sebraetec Negócios Inovadores, lançado no final de 2022 durante a 32ª Conferência Anprotec, é uma iniciativa promovida pelo Sebrae em parceria com a Anprotec. Seu principal objetivo é estabelecer conexões entre potenciais empreendedores e negócios inovadores a incubadoras e aceleradoras de todo o país.
Esse programa se insere em um contexto de crescimento das pequenas empresas com base inovadora em nosso país, aliado a uma extensa rede de mais de 300 incubadoras e aceleradoras afiliadas à Anprotec, que possuem vasta experiência e expertise em atender startups.
Como funciona?
Por meio do apoio das aceleradoras e incubadoras, os negócios inovadores têm acesso a consultorias, mentorias, orientações e informações sobre estruturação, desenvolvimento e otimização de processos para suas empresas. Além disso, recebem suporte para questões estratégicas, como acesso a crédito, investimentos por meio de fundos e capital de risco.
O programa engloba três novas abordagens dentro dos serviços oferecidos pelo Sebraetec para empreendedores:
- Validação: Destinada a auxiliar empreendedores a transformar suas ideias em realidade, desenvolvendo seus modelos de negócio, protótipos e pitches.
- Operação: Foca na estruturação e manutenção de negócios em pequena escala, semelhante ao processo de incubação.
- Tração: Voltada para empreendimentos que já possuem produtos e clientes ativos, mas que precisam ganhar escala, assemelhando-se ao processo de aceleração.
Podem participar do SebraeTec Negócios Inovadores microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. A consultoria pode ser prestada de forma presencial ou à distância, e a duração varia conforme o estágio de evolução da empresa, variando de 10 semanas a até 8 meses.
Benefícios
O objetivo central é unir esses dois públicos, proporcionando consultoria sob medida para o crescimento sustentável dos negócios inovadores. O Sebrae cobre até 90% dos custos das consultorias, tornando acessíveis os serviços de incubação e aceleração para as startups.
Resultados:
Sebrae e a Anprotec estabeleceram a meta de atender 10 mil negócios inovadores em todo o Brasil até 2025. Isso inclui mais de 4 mil potenciais empreendedores inovadores, 1,8 mil em estágio de validação de ideias a protótipos, 3,6 mil em fase de incubação e 450 em processo de aceleração.
Esta é a maior entrega que a Anprotec já fez para as aceleradoras e incubadoras do país, que certamente vai apoiar milhares de empreendedores e empresas. Trata-se de um aporte de até R$100 milhões para a execução dos atendimentos nos próximos três anos.
Para obter mais informações sobre o Sebraetec Negócios Inovadores, clique aqui.