Na manhã de hoje (8), durante a realização da 34ª Assembleia Geral Ordinária da Anprotec, foi definida a sede para a 34ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. A cidade de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, foi o local escolhido para sediar o evento. O processo de análise foi conduzido pelo comitê, conforme Edital de Chamada publicado.
Localizada a 81 km da capital do estado, São José dos Campos possui um dos maiores centros tecnológicos do Brasil, ocupando a 17ª posição no ranking das melhores cidades para empreender, e o 9º lugar entre as cidades mais inovadoras do Brasil, segundo a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O responsável por apresentar a candidatura de São José dos Campos foi o vice-presidente de negócios do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Marcelo Nunes da Silva. Instituído em 2009, o PIT é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 55 mil metros quadrados de área construída, com quatro centros empresariais, além de um novo centro previsto para 2024 com o apoio da FINEP.
Com uma forte presença no setor aeroespacial, a cidade possui um histórico de participação ativa no desenvolvimento do setor. Nas últimas décadas, São José dos Campos foi berço de grandes instituições como o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outras. Com isso, o local estabeleceu-se como um importante polo industrial, seguido por nomes como Avibras, General Motors, Panasonic, IBM e mais empresas.
“São José dos Campos é uma região muito rica em conhecimento, tecnologia e pesquisa, e que ao longo dos anos construiu uma cultura de inovação muito consolidada que cria e atrai talentos. Estamos muito felizes e já ansiosos para receber um evento tão importante para o ecossistema em nossa casa”, destacou Marcelo.