Uma análise feita pelo Sebrae a partir de dados do Ministério da Economia mostra que 38% das 25 mil empresas brasileiras que exportam são pequenos negócios. Apesar de uma participação numericamente significativa, essas empresas respondem por menos de 1% do total de valores negociados pelo país. A explicação por trás desses dados é que mais de 60% das exportações de bens industriais das MPE concentram-se em produtos de baixa tecnologia agregada ou itens não industrializados.
Para aumentar a participação dos pequenos negócios brasileiros na pauta das exportações, o país precisa investir na cultura da exportação, criação de novas empresas de base tecnológica e no estímulo à inovação dos pequenos negócios a fim de aumentar sua competitividade e produtividade a níveis internacionais. Isso permitirá o surgimento de mais e melhores empresas, empregos mais qualificados e com maior remuneração, além de uma elevação do PIB e das exportações, melhorando a renda e a qualidade de vida da população.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, inovar não é mais uma questão de escolha, mas um pré-requisito para a sobrevivência de pequenas empresas. “Em um cenário de constantes mudanças, no qual os mercados são altamente globalizados e competitivos, é preciso que as empresas saibam como se adaptar para seguir adiante”, comenta. “Empresas que inovam crescem mais, mantêm-se alinhadas às novas tecnologias e tendências, reduzem custos, aumentam a produtividade, otimizam processos, melhoram a relação com clientes, entre outros avanços”, acrescenta Melles.
Ainda segundo o presidente do Sebrae, é importante lembrar que, atualmente, a inovação e a sustentabilidade devem sempre caminhar juntas. “Não tem como pensar em inovação sem levar em conta os seus impactos ambientais, sociais e econômicos. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a situação do nosso planeta e, consequentemente, atentos ao que as organizações têm feito e desenvolvido para se tornarem mais sustentáveis”, destaca. Empresas que utilizam a inovação a favor da sustentabilidade ganham em eficiência, reduzem custos e se tornam muito mais competitivas.
Sebrae nas Eleições
Neste momento em que os holofotes da mídia e os olhares dos eleitores brasileiros estão voltados para as propostas de políticas públicas feitas pelos candidatos, em nível estadual e federal, o Sebrae lançou a campanha “Quem apoia os pequenos negócios, apoia o Brasil” voltada a enfatizar para a população a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país e para a sociedade. Paralelamente, a instituição formulou um documento onde reúne um conjunto de propostas para 10 temas considerados mais estratégicos para as MPE, entre eles a necessidade de fomentar a inovação.
Confira abaixo algumas propostas do Sebrae para os presidenciáveis sobre essa agenda prioritária para os pequenos negócios:
Clique aqui e veja o documento completo com as propostas do Sebrae para a agenda das Eleições 2022.
Fonte: Sebrae