OConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destinará R$ 280 milhões de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Os valores serão destinados aos 102 Institutos aprovados na Chamada Nº 16/2014 MCTI/CNPq/MEC/CAPES/FAPs.
Esses recursos são frutos de um esforço conjunto do CNPq e o MCTI, atuando intensamente na busca pelo incremento orçamentário para investimentos em ações estratégicas como os INCTs.
O Programa foi lançado em 2008 e conta com três chamadas públicas já realizadas. A iniciativa promove a organização em redes de instituições e laboratórios nas mais diversas áreas do conhecimento, proporcionando a consolidação de grupos de pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos, e, dada a ampla abrangência do programa, o fomento a pesquisas de norte a sul do país.
Os Institutos Nacionais ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, tanto pela sua característica de ter um foco temático em uma área de conhecimento, para desenvolvimento no longo prazo, como pela complexidade de sua organização e de porte do financiamento.
E saiba mais sobre o Programa em http://inct.cnpq.br