Segundo ciclo de aceleração entre a Agência e a Amazon.com traz oportunidades para companhias dos mais variados segmentos. Inscrições começam no dia 22 de fevereiro
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil promovem o segundo ciclo de aceleração para empresas dos mais diversos setores que desejem exportar seus produtos para os EUA, para comercializar através do marketplace da Amazon.com. A grande novidade é que, nesta edição, não há limite no número de participantes.
A gerente de Competitividade da ApexBrasil, Deborah Rossoni, relembra que para a primeira edição estavam previstas 50 vagas. “Nesta segunda rodada, vamos aceitar todas as empresas que cumprirem com os critérios de seleção, a fim de capacitá-las ao longo do ano. Com o desenvolvimento do programa, vimos que é possível atender mais participantes do que tínhamos previsto”, disse ela.
A estratégia de exportar para os EUA vem de 2019, ano em que a Anne Caroline Global iniciou seu contato com a ApexBrasil por meio do Programa de Qualificação para Exportação da agência, o PEIEX. Os planos precisaram ser adiados por conta da pandemia, mas em 2021 foram retomados. A decisão de utilizar a Amazon.com nos EUA já tinha sido tomada antes do programa de aceleração. Liliane conta que se inscreveu assim que soube da oportunidade, porque queria melhorar a visibilidade da empresa. “Também tínhamos dificuldade com as campanhas, com o patrocínio de alguns produtos e até com estocagem e envio. E foi possível resolver tudo isso”, comentou.
Certificação
Uma das inovações em relação à edição anterior será a realização, no dia 23 de fevereiro, de um webinar (LINK) sobre como obter o certificado do FDA (Food and Drug Administration), a instituição governamental que é responsável pela regulamentação de produtos sensíveis para uso e comercialização no mercado dos EUA. A certificação junto ao FDA é obrigatória para alguns produtos como alimentos e cosméticos, por isso foi preciso dar atenção especial ao tema. “Diante da necessidade desse registro, decidimos já adiantar esse processo, de modo que as interessadas possam iniciar a certificação junto ao FDA o quanto antes”, disse Deborah Rossoni.
O webinar será ministrado por Eloise Hanson, consultora da Registrar Corp, que é uma empresa especialista em registro de produtos no FDA. Ainda que integre as ações dessa colaboração específica, a participação é aberta a quaisquer empresas que desejem adquirir esse conhecimento.
Critérios de seleção
Para participar da aceleração (LINK), as empresas são avaliadas a partir de alguns critérios, sendo alguns deles a oferta de produtos de categorias comercializadas pela Amazon.com, experiência com exportações, experiência com e-commerce, equipe dedicada ao projeto, e certificações como o FDA, para os casos de produtos regulados.
Após o encerramento das inscrições em 15 de março, está previsto um curto período de avaliação, e as selecionadas serão divulgadas já no dia 18 do mesmo mês. Após serem selecionadas, as empresas precisam enviar um Formulário de Adesão, formalizando sua participação no programa, e depois dessa etapa já se inicia a capacitação.
O processo inclui aulas gravadas e ao vivo, todas online, primeiramente com a equipe da ApexBrasil. O contato inicial com a equipe da Amazon Brasil está previsto para início de abril. As empresas terão cerca de 30 dias para abrir sua loja na Amazon.com e, a partir de então, receberão apoio para seu gerenciamento de conta. O monitoramento dos resultados se estende até maio de 2023.
De acordo com Liliane, da empresa de cosméticos Anne Caroline Global, a assistência prestada pela Apex e pela Amazon Brasil é fundamental. A empresária conta que o mercado dos Estados Unidos não é como o brasileiro e todo processo é, portanto, diferenciado. “Nós não temos ainda o domínio de como atuar nesse mercado, por isso é muito importante ter a assessoria da Apex e da Amazon Brasil. O programa nos ajudou a tirar dúvidas que tínhamos sobre o processo. Além disso, o atendimento personalizado permite que, no dia a dia, você resolva dúvidas pontuais com agilidade”, concluiu.
e-Xport