Seguindo o Fórum SEBRAE de Inovação 2021, foi a vez de alguns dos mecanismos selecionados no Ideiaz contarem as suas experiências adquiridas durante o programa.
O painel “Empresas sustentáveis. Novas demandas para os mecanismos” foi mediado pelo gerente adjunto de inovação do SEBRAE, Paulo Puppin e contou com a participação dos empreendedores Adirson Allen (VoVs), Ana Sabino (Aor Pet), e Péricles Lima (Merca2Online).
O programa Ideiaz Powered by InovAtiva é realizado pela Anprotec, SEBRAE e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e tem como objetivo atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de negócios inovadores e de impacto socioambiental em estágio inicial de todas as regiões do país.
Os empreendedores que participaram do painel representam projetos selecionados no primeiro ciclo do programa, que foi realizado no começo deste ano. O Ideiaz conecta projetos inovadores em fase de ideação com aceleradoras e incubadoras de empresas.
Os participantes iniciaram o painel contando como surgiram as ideias para seus respectivos projetos, os desafios enfrentados, e como o Ideiaz contribuiu para traçar um planejamento para superá-los. Para Péricles Paixão a iniciativa foi um norte que transformou a motivação e disposição em ações práticas. “Quando queremos empreender temos muita vontade e pouca experiência, e essa conexão com pessoas experientes é algo imprescindível para seguirmos no caminho certo”.
Os desafios de empreender durante a pandemia também foram abordados no painel. Neste sentido, Ana Sabino conta que o isolamento social foi uma oportunidade para o seu nicho. “Com as pessoas passando mais tempo em casa, aumentou a proximidade com seus pets, e elas começaram a perceber que eles também são parte da família e o nosso projeto age diretamente para facilitar o acesso para itens de beleza e bem-estar para pets”.
Outro ponto de destaque apontado pelos participantes foi o atendimento remoto, que possibilitou a conexão entre diferentes partes do país. Para Adirson Allen, o modelo deve continuar mesmo em um cenário pós-pandemia. “O Ideiaz nos deu um norte, com certeza foi um momento de virada para nós. Graças ao atendimento remoto nós conhecemos a GetIN Aceleradora que está em Salvador que nos ajudou demais. Como estamos em São Paulo é bem provável que em um atendimento de maneira convencional isso não seria possível”.
Painel Ask me Anything
Para encerrar o Fórum SEBRAE de Inovação 2021, foi realizado o painel “Ask me Anything”, conduzido pela gerente de projetos da Anprotec, Polyana Targino. O painel teve como objetivo responder às perguntas feitas durante todo o evento, promovendo uma discussão entre os participantes