Nesta semana, teve início o processo de qualificação das instituições aprovadas para os próximos ciclos do Programa Ideiaz. Essa etapa tem como objetivo promover a troca de experiências entre os mecanismos e discutir boas práticas para o atendimento aos projetos aprovados para o programa.
Na manhã de hoje (22), as incubadoras e aceleradoras que atenderam os projetos no primeiro ciclo compartilharam, em uma live, suas experiências com os mecanismos selecionados para os próximos ciclos do Ideiaz. No próximo dia 30, eles ainda compartilharão as melhores práticas sobre o trabalho com diversos estágios de empreendedores e empreendimentos e avaliação do diagnóstico e crescimento do projeto/empreendedores.
A capacitação abordará temas como acolhimento e desenvolvimento de empreendimentos, negócios de impacto como forma de resolver os problemas sociais e ambientais, ferramentas de apoio ao empreendedor de impacto, monitoramento e avaliação de empreendimentos e possibilidades de conexão com outros ambientes e mecanismos. Além disso, a agenda de qualificação contou com nomes como Francisco Saboya, presidente da Anprotec, Ary Plonski, professor da USP, Bruno Stefani, diretor global de Inovação da Ambev, Bruno Rondani, fundador e CEO do 100 Open Startups, entre outros.
No dia 27 de setembro, serão divulgados os projetos selecionados. O início do atendimento do programa está previsto para 11 de outubro.
Sobre o Ideiaz Powered by InovAtiva
Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Ideiaz oferece atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.
A meta é apoiar, ao longo de todo o programa, mil projetos em estágio de ideação de todas as regiões do país a partir da capacitação gratuita realizada por incubadoras e aceleradoras, fomentando ecossistemas locais de inovação.