De 02 a 05 de dezembro, em Brasília-DF, a Anprotec realiza, com o apoio do Sebrae, a Semana de Capacitação em Inovação de Alto de Impacto, com cursos ministrados por especialistas em inovação e aprendizados práticos para aplicação nos ambientes de cada participante.
Trata-se de uma semana de imersão para compreender o estado da arte para geração de negócios inovadores por meio de ecossistemas de inovação de quarta geração. A vivência é formada por módulos independentes e complementares que abordam temas específicos. Assim, os interessados podem participar tanto de um módulo específico, quanto do conjunto de cursos.
Cada módulo tem duração de quatro horas e irá gerar um entregável, cujo objetivo é a aplicação do conteúdo trabalhado à realidade dos participantes.
A grade de cursos foi montada estrategicamente na semana do Café da Manhã Anprotec & Parceiros 2019, da Assembleia Geral Extraordinária da Associação, e do Workshop do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, que também acontecem no Sebraelab (Biotic), em Brasília, na Granja do Torto, Lote 4.
As inscrições já estão abertas e há desconto especial para associado da Anprotec. Confira as informações abaixo e participe!
Dúvidas, entre em contato com [email protected]
SAIBA MAIS SOBRE OS ESPECIALISTAS
Carlos Eduardo Negrão Bizzotto
Doutor em engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, participou da concepção e implantação de incubadoras em Blumenau-SC. Foi presidente da Rede Catarinense de Incubadoras. É autor de várias publicações sobre gestão de implantação e boas práticas de incubadoras. Atua desde 1993 na orientação de empreendedores e na elaboração de planos de negócios. Entre 2006 e 2008 foi coordenador técnico do projeto Plataforma de Tecnologia da Informação e da Comunicação de Santa Catarina – PLATIC, onde apoiou a criação e a operação dos clusters de TIC nas cidades de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Foi Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Florianópolis, entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Atuou como líder temático em Empreendedorismo Inovador na Anprotec, onde foi um dos autores do modelo de Incubação CERNE. Atualmente é Coordenador de Projetos da Anprotec, consultor credenciado InfoDev/Banco Mundial em incubação de empresas, e consultor técnico no Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI.
Carolina Leite Amaral Fontoura
É assessora jurídica do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro há cinco anos na área de Direito Administrativo, Cível e Empresarial. Atua na interface com as empresas instaladas, com foco em consultoria, elaboração de contratos, pareceres e editais de licitação, bem como análise jurídica de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. É graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2011), possui especialização em contratos pela Universidade Cândido Mendes (2013), e é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Anteriormente trabalhou nas áreas de direito administrativo, regulatório, ambiental, licitações e contratos no BNDES, SEBRAE, e Firmo Sabino e Lessa Advogados. Colabora com revistas como o Jota – Opinião e Análise e a Revista de Administração, Sociedade e Inovação.
Antônio Marcon
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Possui MBA em Gestão de Mercados pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM). É doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem mais de 20 anos de experiência corporativa e gestão estratégica de projetos e programas de inovação, tendo atuado em indústrias como General Motors, Siemens e Samsung. Foi idealizador do Programa Samsung Startups Economia Criativa, pioneiro na implementação de Instrumentos Fiscais de Apoio à Inovação, com investimento direto de +USD 5M em startups nacionais. É Gerente do Programa NEXOS de inovação aberta para desenvolvimento colaborativo entre grandes empresas e startups, fomentadas através de instrumentos fiscais de apoio à Inovação. Suas áreas de interesses de pesquisa incluem inovação aberta, tecnologias emergentes, economia do conhecimento, internacionalização e incentivos fiscais para inovação.
Luís Gustavo Henrique Peles
Especialista em negócios internacionais e gestão de projetos, com 14 anos de experiência na coordenação e consultoria de projetos de internacionalização, empreendedorismo e inovação. Apoiou dezenas de ambientes de inovação no Brasil, contribuiu com aceleração de 45 startups e atuou no processo de internacionalização de 70 empresas, em mais de 30 países. Graduado em Negócios Internacionais pela Universidade FEAD de MG/BR. Destaque acadêmico no curso International Marketing pela Universidade La Verne (ULV) na Califórnia/EUA. Aluno de MBA de Negócios Internacionais da FGV. Atualmente é diretor da Alianco Consultoria Internacional e trabalha junto aos principais expoentes de internacionalização e inovação do Brasil. Atuou como extensionista PEIEX da (Apex-Brasil), é consultor de comércio exterior do Sebrae e desde 2015 atua na equipe de internacionalização da Anprotec, por meio da coordenação do Creative Startups – uma cooperação entre a Anprotec, a Samsung e o Daegu CCEI, além de coordenar as missões internacionais e cooperações na Ásia.
José Alberto Sampaio Aranha
Como presidente da Anprotec, participa do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e da ABDI, do Conselho Consultivo da Finep, como convidado, da Sala de Inovação do MDIC, do Comitê de Líderes da MEI, do Fórum Permanente das MPEs da Secretaria de Governo, dos GTs de Fintechs do Laboratório de Inovação Financeira da ABDE, CVM e BID, e do PNI do MCTIC. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio desde sua criação até março de 2016. Também ajudou a fundar e foi coordenador institucional da empresa júnior da universidade por mais de 10 anos. Foi diretor de novos empreendimentos da REDETEC de 2011 a 2012, membro do Conselho do Instituto Endeavor Brasil, desde sua fundação, em 2000, até 2005; e membro do Conselho do Instituto Educacional da BM&FBOVESPA em 2010. É formado em Engenharia Química pela UFRRJ, pós-graduado em Administração pelo IAG PUC-Rio, Comércio Exterior pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (CECEX) do RJ e MBA em empreendedorismo na Nova Southeastern University (Fort Lauderdale) – FL- USA.
Paula Salomão Martins
Engenheira de Produção, mestre em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP, doutoranda em Engenharia de Produção na COPPE – UFRJ. Concomitante com a formação acadêmica, tem grande experiência sobre ambientes inovadores e empreendedores, desenvolvendo projetos de empresas próprias, para inventores, pesquisadores e acadêmicos, junto com incubadoras e parques, instituições do governo e outras iniciativas de suporte ao empreendedorismo nacional e internacional. Conjuga a expertise em inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e planejamento de novos negócios e gestão estratégica para o desenvolvimento e operação de programas que impactem positivamente o ecossistema nacional e as empresas brasileiras.