A 27ª Conferência Anprotec foi encerrada nesta quinta-feira (26) com duas visitas técnicas a dois importantes ambientes de inovação do Rio de Janeiro. Os participantes puderam conhecer o Parque Tecnológico da UFRJ e o Instituto Gênesis, da PUC-Rio.
Mais de 100 pessoas assistiram a uma apresentação do diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, e visitaram os 350 mil metros quadrados do Parque Tecnológico. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do centro de pesquisas da Ambev, o LabOceano – Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE e a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, que incluiu uma visita às startups Biotecam e Lemobs.
Um segundo grupo, de aproximadamente 30 pessoas, visitou o Instituto Gênesis , unidade complementar da PUC-Rio cujo objetivo é a transferência de conhecimento da Universidade para a sociedade. A delegação foi recebida por João Gabriel Hargreaves, diretor do Instituto e, na sequência, Julia Zardo, gerente de cultura empreendedora do Instituto Gênesis, e Ruth Soriano Mello, professora de empreendedorismo da PUC-Rio e colaboradora da incubadora, conversaram com os membros da delegação e apresentaram os números da entidade, que possui 20 anos de funcionamento, 142 empreendimentos gerados e 5000 capacitados. Os participantes também conheceram outras áreas do Campus da PUC-Rio, como a Empresa Junior, o Laboratório de Robótica (Riobotz), destaque mundial pelo seu trabalho com robôs competidores, e o Departamento de Artes & Design.