A Confederação Nacional da Indústria (CNI) irá promover, nos próximos dois anos, uma série de imersões no ecossistema de inovação dos Estados Unidos, no âmbito da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O país de destino foi escolhido com base em uma pesquisa realizada em abril de 2015 pela CNI, que identificou o interesse do empresariado brasileiro em estabelecer cooperação para inovação com centros de PD&I no exterior. Assim, o Sistema Indústria firmou parceria com instituições norte-americanas de referência, incluindo o Conselho de Competitividade (CoC) e Laboratórios Nacionais vinculados ao Departamento de Energia (DOE).
A primeira viagem será realizada de 18 a 26 de abril, com destino à costa leste americana. Nos dois primeiro dias, serão realizados alinhamentos conceituais por meio de palestras e estudos de caso. O pool de palestrantes para essa série de imersões inclui lideranças de instituições como MIT, Singularity, UC San Diego, Stanford, Laboratórios Nacionais vinculados ao DOE, NASA, think-tanks globalmente reconhecidos e oficiais do governo americano.
Nos cinco dias subsequentes, realizadas visitas técnicas a centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) localizados na costa leste dos EUA. Nesse período, as empresas serão informadas sobre como colaborar com as instituições visitadas e poderão conhecer infraestruturas e equipes disponíveis para cooperação internacional. Dentre os laboratórios a serem visitados estão o Digital Manufaturing and Design Innovation Institute e o Power America/North Carolina State University, ligados ao Laboratório da National Network for Manufacturing Innovation (NNMI) e o Georgia Institute of Technology.
Inscrições
Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] informando: nome completo; contatos telefônicos; empresa; cargo atual; número de passaporte e validade; endereço; restrições alimentares; assuntos de interesse para as visitas técnicas. O formulário de inscrição está disponível neste link.