A sala Joaquim Nabuco do Sheraton Reserva do Paiva Hotel, em Cabo de Santo Agostinho – PE, foi dedicada exclusivamente nessa terça-feira (25 de agosto) para o Encontro iTec | Conferência Anpei – momento presencial da Plataforma iTec.
O evento foi divido em dois grandes momentos: o primeiro, no período da manhã, foi focado na Plataforma iTec – iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) executada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); e o segundo, na parte da tarde, contemplou o lançamento oficial do Programa InovAtiva Brasil – UK Chapter.
No início da manhã, a abertura solene contou com a presença do presidente da Anpei, Gerson Valença Pinto e do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni, representando o Ministro Aldo Rebelo.
Na Plataforma iTec, uma empresa pode cadastrar seus desafios internos, expectativas orçamentárias e cronológicas e que tipo de parceria está disposta a firmar para que outras organizações, como startups, incubadas ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs) – proponham soluções que, potencialmente, atendam aos desafios.
“O Programa iTec se define como um grande ponto de encontro entre demandas e soluções tecnológicas. Porque essas negociações não podem acontecer por acaso. Esse momento deve ser mais trabalhado e estruturado, já que os benefícios são muitos e englobam todas as partes, ampliando a rede de parceiros das empresas”, disse o presidente da Anpei durante a abertura.
Ao apresentar os resultados obtidos na primeira fase do Programa iTec, Armando Milioni o definiu como uma ponte para conectar demandantes e solucionadores tecnológicos. “Gosto bastante do termo ‘ponte’, pois ele nos dá a ideia de aproximação. Precisávamos criar um ambiente aberto, porém monitorado, em que empresas pudessem apresentar seus desafios tecnológicos de uma maneira que não as deixassem vulneráveis.”, explicou o Secretário.
Até o dia 20 de agosto, mais de 90 desafios, de 23 empresas, foram postados na Plataforma iTec; e mais de 450 soluções, de 159 instituições, foram oferecidas também até essa data.
De acordo com Milioni, 17 “acordos de sigilo” já estão em fase de assinatura. “Nenhum ainda foi fechado, mas estamos muito satisfeitos com esses resultados, pois ainda estamos em fase de implantação e divulgação do programa, que já gera bons frutos e, com certeza, trará resultados ainda melhores”.
A seção que teve início após o coffee break foi divida em três partes: Experiência, Negócios e Desafios, que contaram com a apresentação simultânea de dois cases de empresas que utilizam a Plataforma iTec.
O auditório contou com dois palcos. Quem tinha interesse em conferir a apresentação do speaker 1, sintonizava o seu aparelho no canal 1 e assim por diante. E com apenas um clique era possível migrar de uma palestra para outra.
Em “Experiência”, representantes da Braerg e do SENAI Nacional (Instituto SENAI de Inovação), que já estão com parcerias bem encaminhadas, falaram sobre suas experiências até o momento.
Embraer e a Bosch, que postaram desafios na Plataforma e estão em fase de debate com solucionadores apresentaram seus cases juntamente com essas instituições em “Negócios”. A Embraer trouxe a Ivirtua e a Uwally e a Bosch compartilhou o palco com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).
Como o nome já diz, a etapa “Desafios” deu espaço para as empresas que postaram seus desafios na Plataforma iTec e estão em busca de solucionadores. Nesse momento o público contou com apresentações simultâneas primeiramente da Natura e da Stefanini e, posteriormente, da Votorantim Cimentos e da Nestlé.
O case da Dow encerou a período da manhã e a primeira etapa do Encontro iTec | Conferência Anpei.
O Programa iTec tem o apoio de um Comitê Técnico, integrado por: MCTI, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.
Saiba mais sobre a Plataforma iTec no site: www.plataformaitec.com.br