A Raiar da PUCRS é a primeira incubadora de empresas das Américas a receber a certificação de qualidade Business and Innovation Centers (BIC). O título foi concedido à unidade pela European Business Innovation Centre Network (EBN) – rede europeia que congrega incubadoras.
Para a gerente da Raiar, Flavia Ferro Cauduro, a transformação da incubadora em primeiro BIC das Américas consolida um vínculo importante com a EBN. “Esse passo é fundamental para o processo de internacionalização da Raiar e do Tecnopuc”, observa a gestora.
A diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Cardozo Ferreira, acrescenta que a certificação, oriunda de uma instituição como a EBN, legitima que a Universidade possui processos consolidados na área de incubação e empreendedorismo. “Isso nos força também a estarmos sempre em dia com as boas práticas de incubação”, afirma.
Gabriela diz ainda que estar inserido na rede de BICs da EBN propicia uma série de oportunidades para a Incubadora e empresas incubadas participarem de eventos e editais internacionais.
Esta é a segunda conquista importante da incubadora em menos de seis meses. No fim do ano passado, a Raiar foi eleita a Melhor Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias do Brasil, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido em parceria com o Sebrae, também é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Incubadora e dos resultados obtidos nos últimos anos.
*Com informações e imagem da Raiar