Empresários, gestores públicos, empreendedores e pesquisadores se reuniram esta semana em São Paulo para debater um tema essencial ao desenvolvimento econômico e social do país: a inovação na indústria. O Congresso promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos dias 13 e 14 de maio, contou com uma extensa programação de palestras, ministradas por especialistas brasileiros e estrangeiros, e também com o anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional de Inovação 2015.
Foram premiadas 10 empresas em diferentes categorias e portes, por seus projetos de inovação e de gestão. Desse total, duas ganhadoras estão vinculadas a incubadoras de empresas e parques tecnológicos associados à Anprotec. A Hi Technologies, incubada na Incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), de Curitiba, venceu na modalidade pequena empresa, e a Tecsistel, instalada no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), Rio Grande do Sul, conquistou o prêmio de melhor agente local de inovação da indústria.
Casos de inovação
Também durante o Congresso, CNI e Sebrae lançaram o livro Inovar é fazer: 22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas, que apresenta casos de sucesso na indústria brasileira. Mais uma vez, o movimento do empreendedorismo inovador brasileiro foi muito bem representado: oito desses casos estão ligados a incubadoras e parques de diferentes regiões do país. São eles:
* Foto: Luludi, da Agência Luz