Após quatro edições de sucesso em Santa Catarina, o programa Sinapse da Inovação Amazonas foi oficialmente lançado em Manaus na última quarta-feira, (29). Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento, que ocorreu na Universidade Nilton Lins.
Gerson Valença Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura e presidente da Anpei, abriu as apresentações e falou ao público sobre Inovação, Empreendedorismo e o caso da empresa de beleza e cosméticos.
Na sequência, Antônio Rogério de Souza, da Fundação Certi, instituição catarinense executora do programa, apresentou o Sinapse da Inovação aos presentes.
O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo que oferece recursos financeiros, capacitação e suporte para transformar ideias inovadores em negócios de sucesso. Original de Santa Catarina, chega pela primeira vez a outro estado.
Na opinião da diretora técnico-científica da Fapeam, Andreia Waichman, a iniciativa vai estimular a cultura de inovação no Amazonas. “De forma pioneira, trazemos uma nova metodologia por meio da parceria com a Fundação Certi, para que possamos impulsionar ideias e negócios inovadores. A comunidade acadêmica, jovens empreendedores e pesquisadores estão convidados a se inscreverem no edital”, disse.
Como participar
Primeiramente, os interessados devem inscrever suas ideias por meio do site até 11 de junho. Para serem selecionados, precisam passar por três fases, durante as quais recebem capacitação e devem apresentar, além da proposta de ideia inovadora, um projeto de empreendimento e um projeto de fomento. Ao fim, serão selecionados 40 projetos, que recebem R$ 50 mil em subvenção econômica da Fapeam e capacitações, durante seis meses, para desenvolver sua empresa ou produto inovador.
Todo o processo será conduzido por uma equipe técnica da Fundação Certi, em sintonia com os avaliadores e parceiros oficiais do programa, cerca de vinte instituições que promovem o empreendedorismo e a inovação na região.
*Com informações e foto da Fundação Certi