Manaus, AM 06/07/2024 Cenas da Amazônia. Floresta margeada pelo Rio Negro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
Manaus, AM 06/07/2024. Cenas da Amazônia. Floresta margeada pelo Rio Negro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Amazônia (SCTA), anunciou a chamada pública do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o Pró-Amazônia. O programa aceita submissões até o dia 10 de junho.
A chamada contempla um total de R$33,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os projetos devem ser feitos em parceria com pelo menos uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) que esteja localizada em um dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O edital tem como objetivo financiar projetos que invistam no desenvolvimento científico e tecnológico na região amazônica.
Esta chamada pública busca incentivar e consolidar a base científica, tecnológica e de inovação na Amazônia, com incentivo à pesquisa aplicada e promoção da cooperação internacional. O edital busca por iniciativas que valorizem o conhecimento científico e a busca pelo bem-estar da população na região amazônica, mas mantendo a preservação dos recursos naturais amazônicos.
As áreas de prioridade desta chamada são: mudanças climáticas, biotecnologia, recuperação de ecossistemas, cadeias produtivas de sociobiodiversidade, IA aplicada aos desafios da Amazônia, saúde da população amazônica e geração de energia renovável.
Para saber mais sobre o edital e submeta seu projeto, aqui !