Ontem (30), no Museu do Ipiranga, capital paulista, ocorreu o evento de celebração dos 10 anos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), que é parte da Política Pública de Inovação do Estado de São Paulo. O evento foi uma oportunidade de refletir sobre os resultados alcançados e olhar para os diversos futuros que podemos construir por meio da inovação. A Anprotec esteve representada por Nelson Cancellara, Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba e membro da diretoria estendida.
A programação foi dividida em três momentos: uma Apresentação de Resultados e Futuros Possíveis, seguida pela apresentação do Lab para Inovação em Tecnologias Assistivas e, para finalizar, um Workshop para Líderes de Ambientes SPAI.
“Foi uma honra representar a Anprotec nesta celebração dos 10 anos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação. A diretoria estendida tem um papel crucial em aproximar ainda mais a Associação de seus associados. O ecossistema paulista possui uma rica gama de parques, incubadoras e aceleradoras que se consolidam como uma referência nacional em inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. A Anprotec está comprometida em colaborar com essa trajetória, garantindo que nossos associados tenham os recursos e parcerias necessários para continuar avançando e gerando impacto positivo”, declarou Nelson.
A programação do evento
O Lab para Inovação em Tecnologia Assistiva foi um dos destaques do evento, voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras para pessoas com deficiência e neurodivergentes, especialmente em espaços culturais como o Museu do Ipiranga. Com o Brasil contando com quase 20 milhões de pessoas com deficiência, o Lab também lançou o “Concurso para Tecnologias de Acessibilidade em Museus”, em parceria com o Museu Paulista/USP, para startups, desenvolvedores e especialistas em inclusão, com foco no desenvolvimento e internacionalização de soluções.
Já o Workshop de Líderes SPAI, parte da série ‘Segunda com Inovação’, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, reuniu gestores de ambientes de inovação, formuladores de políticas públicas, empreendedores e fundadores de empresas de base tecnocientífica. O workshop teve como objetivo discutir demandas dos ecossistemas de inovação, com a participação de representantes de ambientes não associados, que contribuíram como observadores e participantes na agenda de desenvolvimento dos ambientes paulistas.
A cerimônia, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (STCI) do Estado, foi aberta ao público, tanto credenciado quanto não credenciado, e reafirmou o compromisso do estado em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico.