A Anprotec participou em um evento de relações bilaterais entre Brasil e França. O almoço, realizado no dia 28 de março de 2024, na Sala Brasília, no Palácio Itamaraty, marcou a Visita de Estado do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e reuniu importantes representantes dos dois países em um diálogo produtivo sobre cooperação e desenvolvimento mútuo, reforçando laços nas áreas econômica, meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação, agricultura, entre outras.
O evento contou com a presença de representantes de diferentes setores econômicos dos países. Na ocasião, foram assinados e apresentados uma série de acordos firmados pelos dois presidentes. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, por exemplo, participou da cerimônia e assinou um acordo de cooperação científica para a Amazônia, em que os países se comprometeram a revitalizar o Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica
“Essa reativação vai impulsionar de sobremaneira a cooperação entre Brasil e França em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas áreas de biodiversidade e bioeconomia, trazendo também desenvolvimento social e econômico”, ressaltou Luciana.
A participação da Anprotec neste encontro não apenas reiterou seu papel no ecossistema de inovação brasileiro, mas também sublinhou o compromisso da associação com o fortalecimento das relações franco-brasileiras em várias esferas de interesse comum.
Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec, representou a associação no encontro, a convite do gabinete do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Este convite é fruto de um trabalho de anos da Anprotec em prol do ecossistema de inovação brasileiro. Ele reflete o reconhecimento do nosso esforço contínuo para fomentar um ambiente que valoriza e promove a inovação e o empreendedorismo no Brasil.”
O evento proporcionou uma plataforma única para discussões sobre como fortalecer ainda mais as relações entre os dois países, especialmente em áreas cruciais como economia, meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação e agricultura. A presença de diversos representantes desses setores possibilitou um intercâmbio rico de ideias e experiências, visando o desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção de um crescimento sustentável e inclusivo.
A participação da Anprotec na agenda bilateral Brasil-França reafirmou o compromisso da associação em promover um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores no Brasil e, ao mesmo tempo, destacou a importância de construir pontes para a cooperação internacional, demonstrando que a inovação e a tecnologia são fundamentais para enfrentar os desafios globais contemporâneos.