Em julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, a ser realizada de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). No Decreto Presidencial, ficaram definidos seus temas a partir dos seguintes eixos estruturantes que orientam a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2024-2030: Recuperação, expansão e consolidação do SNCTI; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.
A Finep lidera o segundo pilar, o da Neoindustrialização, de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 promoverá reuniões temáticas abertas em sua sede, de modo a contribuir para a construção das conferências estaduais e regionais que irão gerar subsídios, em temas específicos, para o megaevento.
Nesses seminários antecessores à Conferência, serão discutidas novas tecnologias que impactarão setores da indústria, em áreas como transição energética, descarbonização, inteligência artificial, biotecnologias, indústria da defesa, minerais estratégicos, compras públicas tecnológicas, financiamento, interação universidade/indústria, regulação e certificação de novos produtos, entre outras.
O chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino, é o coordenador da Comissão encarregada das Reuniões Temáticas, que tem como representantes Jefferson Gomes (Mei-CNI), Paulo Foina (Abipti), Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, Daniel Conceição (UFRJ), Verenas Barros (CNDI), Newton Hamatsu e Karla Oliveira (Finep).
Segundo Fernando Peregrino, o objetivo das reuniões é colher subsídios dos principais especialistas e outros agentes sociais do País, no tema da neoindustrialização, que permitam mapear o estágio em se encontra o Brasil nesse segmento, os obstáculos e as medidas que poderão ser adotadas de forma a superá-los, tendo em vista um maior emprego mais efetivo de novas tecnologias na indústria brasileira.
Os encontros terão formato híbrido, com participação por link e, presencial, no auditório da Finep – Praia do Flamengo 200 – 1º andar. O público-alvo são empresas, academia, governo, associações, sindicatos e estudantes. Confira abaixo o calendário preliminar das palestras, programadas para o período de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, e participe.
Fonte: Finep