Na última semana, os participantes da Missão Internacional Anprotec, concluíram a agenda de atividades na Suíça, concentrando a programação em 4 cantões: Zurique, Basel, Zug e Argóvia. Essa rota – que contou com 15 agendas – com relevantes atores do ecossistema de inovação foi realizada com sucesso. Nesta semana, a delegação parte para a segunda parte da missão, com a participação na 40ª Conferência IASP, em Luxemburgo.
O coordenador de internacionalização da Anprotec, Luís Gustavo Peles, destacou o comprometimento dos participantes em conhecer um dos ecossistemas mais inovadores do mundo, “estamos contentes pela oportunidade de conduzirmos uma delegação ativa, qualificada, comprometida, profissional e ávida por novas referências internacionais”, ressaltou.
O superintendente executivo da Anprotec, Leonardo J Melo, também está presente na Missão e deu seu panorama sobre a experiência dos participantes neste primeiro momento. “Esta primeira etapa da Missão foi um momento singular para a Anprotec e para todos os gestores de ambientes de inovação que confiaram nessa nossa entrega. Durante essa semana na Suíça, pudemos vivenciar e entender diretamente do epicentro de inovação, os componentes que tornam este país tão destacado no cenário mundial. O engajamento e o entusiasmo da nossa delegação durante as visitas, painéis e discussões foram singulares, e isso demonstra o potencial do Brasil em assimilar e implementar práticas inovadoras de referência global.”
Confira um resumo das atividades realizadas nos últimos dias:
04/09: Início da agenda
Visita às instituições: Switzerland Global Enterprise (SGE), State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI), Innosuisse – Swiss Innovation Agency, Swissnex e por fim a Embaixada do Brasil em Berna.
05/09: Visita a Tenity
No segundo dia de atividades a delegação brasileira teve a oportunidade de visitar a Tenity, um ecossistema de inovação global e um investidor early-stage que desempenha trabalho no campo da inovação e no futuro das finanças.
06/09: Evento “The Industry Day”
No terceiro dia de atividades, a delegação brasileira participou do evento “The Industry Day”, maior evento anual de networking para pesquisadores da indústria, realizado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – ETH Zürich .
07/09: Visitas técnicas
No quarto dia da missão, os participantes visitaram o Park Basel Area, um hub de Life Sciences situado no meio da cidade mais importante em ciências da Europa: Basileia. Além disso, a delegação também teve a oportunidade de conhecer o Pupella Innovation Garage, uma iniciativa do Escritório de Inovação da Universidade de Base. Por fim, a última visita do dia foi para o Swiss Tropical and Public Health Institute, um instituto líder em saúde global, com foco particular em países de renda baixa e média.
08/09: Visitas técnicas
No quinto dia a delegação brasileira teve um dia repleto de atividades, com visitas no Park Innovaare, um campus de inovação com 23 mil m2 de espaços e no Paul Sherrer Institut, o maior instituto de pesquisa na área de ciências naturais e de engenharia na Suíça.
11/09: Apresentação do Ecossistema de Inovação de Luxemburgo
Reunião com a Embaixada do Brasil de Bruxelas e a LuxInnovation. Nesta agenda, foi realizada uma introdução sobre o ecossistema de inovação de Luxemburgo.
A Missão Internacional é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).