‘O papel dos ambientes de inovação na construção do futuro do C, T&I no Brasil’, esse foi o tema abordado no painel realizado durante a 32ª Conferência Anprotec, que contou com a presença de Edgar Andrade, da Fablab Recife, Adriana Carvalho, da Generation Brasil, Marcos Gurgel, do iFood e Kauan von Novack, da Startupbootcamp Global.
Edgar Andrade iniciou sua fala apresentando as iniciativas do Fablab Recife, em complemento questionou sobre a possibilidade de qualquer cidade ser transformada em um centro tecnológico urbano, pensando além do digital.
“Mais que um laboratório de fabricação digital, somos uma empresa de design e inovação que conecta pessoas, escolas, empresas e cidades com a cultura transformadora do Movimento Maker e suas ferramentas de fabricação digital. Não acreditamos em cidades inteligentes, mas em cidadãos inteligentes”, afirmou.
Edgar explicou que a missão da Fablab é ajudar as pessoas a perceberem, na prática, que todos nós podemos ser agentes transformadores da realidade, capazes de participar ativamente das mudanças tecnológicas e sociais que o mundo precisa.
Em seguida, Adriana Carvalho falou sobre a missão da Generation Brazil. “Nossa missão é transformar sistemas de educação para o emprego de maneira a preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis”, explicou.
Na Generation o foco é na criação de valor na atração, seleção e retenção de novos talentos. Integrando habilidades técnicas, comportamentais e mentalidades nos programas de qualificação profissional, permitindo que os alunos desenvolvam rapidamente o domínio da profissão desejada.
Dando continuidade, Marcos Gurgel falou sobre como as empresas estão contribuindo nesta nova dinâmica de ambientes de inovação. Ele explicou também que a inovação deve ser pensada e voltada para o longo prazo, sem imediatismo.
Por fim, Kauan von Novack apresentou sobre os ambientes de inovação que podem mudar o mundo e falou também sobre as iniciativas da Startubootcamp, terceira maior aceleradora de startups do mundo.
“Nossa família global de mais de 20 programas focados no setor oferece suporte a startups com acesso direto a uma rede internacional dos mentores, parceiros e investidores mais relevantes para ajudá-los a crescer. Somos uma família global de programas focados na indústria”, afirmou.
A Startubootcamp apoia fundadores de tecnologia em estágio inicial para escalar rapidamente suas empresas, fornecendo acesso direto a uma rede internacional dos mentores, parceiros e investidores mais relevantes em seu setor.