Estão abertas as inscrições para o Global Impact Bootcamp. São 8 semanas de treinamento através de um programa de alto impacto, desenvolvido para ajudar empreendedores a compreender a dinâmica do mercado mundial e as principais oportunidades para empresas brasileiras ao redor do mundo.
A iniciativa é do Governo do Reino Unido, através do UK-Brazil Tech Hub, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, com realização da uGlobally, e vai selecionar 100 startups brasileiras para participarem do programa sem nenhum custo.
A primeira fase do programa oferece o workshop Global Mindset, que apresenta a importância e as vantagens da internacionalização e um guia para os primeiros passos deste processo.
Na sequência, os participantes terão 5 eventos com conteúdo exclusivo apresentando todas as etapas do processo de expansão internacional – desde o planejamento até a consolidação de uma atuação global. Será oferecido um módulo de expansão para o Reino Unido.
A terceira fase oferece 8 sessões de mentoria em grupo incentivando a interação, discussões e troca de conhecimento e experiências. Os participantes serão organizados por setor, nível de maturidade e interesses.
A última fase inclui acesso ao uGlobally Hub – uma plataforma de aprendizado online com aulas exclusivas, programas personalizados, ferramentas e soluções para startups em qualquer fase de maturidade traçarem seus caminhos para o mercado externo.
Segundo Rodrigo Olmedo, CEO e founder da uGlobally: “o Brasil tem inovações fantásticas e muitos empresários já deveriam iniciar seus projetos pensando em oportunidades de mercados externos.
Construir a capacidade de internacionalização desde o início cria os chamados “born globals”, garantindo mais perspectivas de expansão. E, quando pensamos em empreendimentos “tech for good”, isso também significa causar um impacto maior em todo o mundo. Além disso, mercados diversificados criam oportunidades para reduzir riscos e se beneficiar de perfis de clientes diversos, além de gerar mais empregos e mais renda.”
Para Rodrigo Mendes, Country Manager da uGlobally Brasil, esta iniciativa é uma rampa de lançamento para startups brasileiras com alto potencial de crescimento experimentarem uma primeira conexão com o Reino Unido por meio de mentoria, treinamento e atividades imersivas.
“De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (2020), apenas 3% das startups brasileiras se globalizam, o que exclui a maioria dos benefícios de maior produtividade, competitividade e receita decorrentes da internacionalização e do comércio internacional.
Acreditamos que a expansão internacional pode ser uma estratégia decisiva para o sucesso de muitas startups brasileiras, um novo mercado abre portas para novas tecnologias e diversificação de produtos que podem ajudar as empresas a manterem um fluxo de receita positivo e melhorar a gestão de risco” – finaliza Mendes.
Segundo Andrea Motta, Diretora do UK-Brazil Tech Hub, “o Reino Unido é um dos ecossistemas de inovação mais maduros e globais do mundo e está bem posicionado para apoiar o Brasil nessa mesma direção. O Governo Britânico apoia a expansão internacional das startups brasileiras com oportunidades no mercado que mais investe em inovação e tecnologias de impacto na Europa. Estamos muito felizes com essa parceria entre o UK-Brazil Tech Hub, o Governo da Bahia e a uGlobally para impulsionar a internacionalização das startups baianas.”
As inscrições podem ser feitas até 15 de abril em: www.uglobally.com/global-impact-bootcamp
Os critérios de seleção incluem, entre outros fatores, a receita, o estágio de operações das startups e o potencial de impacto sócioambiental. O projeto valoriza a diversidade e prioriza as candidaturas de mulheres, pessoas negras e indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIAP+ e outros grupos sub-representados na tecnologia.
No dia 07 de abril o projeto oferece um evento de lançamento gratuito, com a apresentação do workshop Startup Sem Fronteiras, dando dicas valiosas para quem quer iniciar o processo de expansão internacional. O evento contará ainda com a presença de Mara Souza – Secretária em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, representando o Governo da Bahia e Andrea Motta – Diretora do UK – Brazil Tech Hub, do Consulado Geral do Reino Unido. Incricões para o evento estao abertas em: https://0aqukzh9vno.typeform.com/to/pxBCgaD5