Amanhã, 23, acontecerá a 3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência. Com atividades online e presenciais, a mobilização terá o lema “Qual o valor da ciência?”.
Uma matéria publicada pela Revista Nature mostrou a repercussão da pandemia de Covid-19 na carreira de cientistas ao redor do mundo. A matéria refere-se à uma pesquisa conduzida regularmente pela revista a cada 2/3 anos que avalia salário e satisfação profissional de cientistas. Este ano os resultados da pesquisa são preocupantes, demonstrando que 53% dos jovens cientistas entrevistados foram acometidos pela pandemia.
No Brasil, o efeito é ainda pior, com 72% dos entrevistados apresentando impactos significativos em suas carreiras científicas. Segundo a matéria, as principais causas relatadas foram relacionadas à queda da produtividade – decorrente dos desafios observados quanto à coleta de dados e condução de experimentos em laboratórios; além da carência de Tecnologia constatada no país. Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o Brasil corre risco de ter apagão científico. Apenas 13% dos projetos de pesquisa receberam financiamento este ano, e o desemprego de profissionais com mestrado alcançou os 25%.
Por isso, amanhã, dia 23 de novembro, acontecerá a 3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência. Com atividades online e presenciais, a mobilização terá o mote “Qual o valor da ciência?”, por meio de tuitaço, e atos presencial e virtual. A iniciativa é das entidades que compõem o Comitê Executivo da ICTP.br e diversas outras como a ANPG e o Proifes. #SOSCIÊNCIA.