Evento virtual e gratuito será espaço de diálogo sobre cenários, desafios e perspectivas para ambientes de inovação
A pandemia da Covid-19 acelerou a digitalização das empresas, e também a necessidade delas inovarem cada vez mais para se manterem competitivas num mercado retraído. Esse cenário ampliou a importância dos ambientes de inovação, que são espaços que apoiam o surgimento e o crescimento de empresas inovadoras.
Para dialogar sobre a importância dos ambientes de inovação do Estado, compartilhando conhecimento, trocando ideias e boas práticas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) promove, no próximo dia 29, das 16h às 18h, um seminário online e gratuito, que será transmitido pela Loja Online do Sebrae/ES (loja.sebraees.com.br). O objetivo é o fortalecimento desses espaços e de sua capacidade de geração de empreendimentos inovadores.
A iniciativa também visa fortalecer a rede de conexões entre esses ambientes – que podem ser incubadoras ou aceleradoras de empresas, espaços de co-workinhg, parques tecnológicos, laboratórios abertos, entre outros – além de sensibilizar e engajar seus gestores quanto a ações locais do Sebrae/ES para o segmento.
“O seminário será um espaço de diálogo sobre os cenários, desafios e perspectivas de atuação dos ambientes de inovação e também de compartilhamento de experiências. Na oportunidade os gestores desses ambientes de inovação também poderão conhecer melhor as ações realizadas pelo Sebrae e saber como participar delas”, explica a gestora do projeto Habitats de Inovação, Vanessa Gusmão.
O evento é gratuito e conta com o apoio de importantes entidades ligadas ao ecossistema da inovação, como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Cenário
Estudos realizados pela Fundação Dom Cabral demonstram que empreendimentos apoiados por ambientes de inovação têm até 3,5 vezes mais chances de sobrevivência. Por isso, o Sebrae/ES mapeou esses espaços no Estado, identificando cerca de 50.
Após o mapeamento, foi realizada uma análise que demonstrou que, embora sejam fundamentais, esses ambientes ainda enfrentam muitos desafios, como fragilidade na gestão, falta de indicadores para avaliar o desempenho e até mesmo espaços ociosos. “Por isso, estruturamos um projeto de apoio, com objetivo de torná-los mais atrativos, sustentáveis e também conectados entre si, criando uma rede de trocas de boas práticas e colaborando na atuação conjunta. A melhoria do desempenho desses espaços reflete no impulsionamento de negócios inovadores e na promoção da inovação para o estado”, comenta Vanessa Gusmão.
Saiba mais:
Seminário Habitats de Inovação ES
Data: 29/07
Horário: das 16h às 18h
Local: loja.sebraees.com.br
Público-alvo: Gestores de ambientes de inovação do ES, gestores públicos ou privados que atuam com inovação aberta em suas instituições
Gratuito
Programação
16h – Abertura – Luiz Henrique Toniato, Diretor técnico do Sebrae/ES
16h05 – Mobilização Capixaba pela Inovação: Ações Estratégicas para o Ecossistema e seus Habitats – Renato Tannure, Pró-reitor de Extensão do Ifes e Coordenador do grupo Diálogos MCI Habitats
16h25 – Programa Brasil + Inovador e Projeto Habitats de Inovação ES: Ações do Sebrae para a Promoção da Inovação – Leonidio Maciel Pinheiro Filho, Gerente de Inovação do Sebrae/ES
16h45 – Cenários e Perspectivas para Ambientes de Inovação em 2020 – Guila Calheiros, Superintendente Executivo da Anprotec
17h15 Interação e encerramento