O tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) recebeu nesse mês sua acreditação como ENRICH no Brasil Soft Landing Hub. A rede ENRICH (European Network of Research and Innovation Centres and Hub), no Brasil, incentiva e facilita a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo, apoiando e fortalecendo os agentes da cadeia de valor da inovação. ENRICH no Brasil faz parte do projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC), financiado pela União Europeia através do “Horizon 2020 Research and Innovation Framework Programm”. A ENRICH oferece serviços para conectar organizações europeias com Brasil, China e EUA.
O processo de credenciamento teve início em 2019, compreendendo 4 fases: aplicação, aceite da aplicação pelo Comitê, auditoria in loco por especialista e avaliação final do Comitê. De acordo com a Profa. Adriana Faria, Diretora Executiva, “a acreditação do tecnoPARQ como um ENRICH Soft Landing Hub é o reconhecimento por uma renomada instituição, vinculada à União Europeia, de que o Parque está seriamente comprometido e é capaz de prover suporte e serviços de qualidade a pesquisadores, startups e pequenas empresas que desejam entrar no cenário brasileiro”. A Diretora complementa que por meio do credenciamento, o tecnoPARQ poderá ampliar as suas possibilidade de atração de novas empresas da União Europeia, que tenham interesse em realizar negócios ou se instalar no país, pois o Parque ganha maior visibilidade no mercado europeu e pode assim estabelecer diversas parcerias internacionais. “Foi uma grande conquista, que robustece o programa de internacionalização do tecnoPARQ e da UFV”, afirma a Diretora.
A aprovação para o credenciamento por parte da organização reconhece o tecnoPARQ como uma instituição fornecedora de serviços especializados de soft landing para empresas que desejam entrar ou testar o mercado brasileiro, fortalecendo a cooperação Brasil-Europa nas áreas de pesquisa, inovação e negócios, por meio do intercâmbio de práticas inovadoras. Além do Brasil, a ENRICH também apoia outros centros e hubs nos EUA e na China.
Enquanto a ENRICH no Brasil Soft Landing Hub, o tecnoPARQ irá oferecer networking com pesquisadores da UFV e de outras ICTs, suporte para instalação no tecnoPARQ, orientações para acesso a visto, conexão com investidores e grandes empresas e todos os demais serviços de seu Programa de Incubação e Residência.
Esta é mais uma das iniciativas do tecnoPARQ em prol de sua internacionalização. Para conferir mais ações que estão sendo desenvolvidas com essa finalidade, clique aqui!