A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), associada à Anprotec, está com edital aberto para empreendedores e startups que desejam receber o suporte da Universidade por meio dos programas de incubação oferecidos pela Agência de Inovação da Unicamp.
O edital da Incamp para 2020 prevê apenas duas bancas de avaliação das propostas para 2020, sendo que para a banca do 1º semestre só serão avaliadas as propostas recebidas até o dia 16 de março, sendo possível enviar pelos correios, e-mail ou pessoalmente na sede da Agência de Inovação da Unicamp (no edital, constam os endereços corretos). As propostas que forem recebidas após essa data só serão avaliadas na próxima banca no dia 15 de setembro, portanto, os interessados em se incubar logo devem agilizar o envio da proposta.
Os selecionados no edital da Incamp receberão capacitações em diferentes áreas oferecidas pela Inova Unicamp em parceria o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FEBRAEC (Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento), assim explica Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico da Unicamp e da Incamp.
“Nós temos, ao longo do ano, uma agenda bastante cheia com palestras em parcerias com a FEBRAEC sobre vendas, marketing e gestão, além de um acompanhamento mensal com o SEBRAE e a equipe de empreendedorismo da incubadora. Os incubados também podem se capacitar em outras parcerias e programas que a Inova Unicamp desenvolve durante o processo de incubação e receber o apoio em questões de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, como é o caso das empresas spin-off”, detalha Zanatta sobre os benefícios da incubação na Incamp.
A incubação de empresas com essas capacitações se faz importante no ambiente empreendedor porque, segundo um estudo de 2013 do SEBRAE Nacional, 24,4% das startups fecham com menos de dois anos de existência, sendo que em menos de quatro anos esse percentual pode chegar a 50% de sobrevivência.
O edital completo e os anexos estão disponíveis neste link: