Nesta semana foi homologada a candidatura dos novos membros para o Conselho Fiscal da Anprotec Gestão 2020-2021. Os candidatos serão eleitos livremente e individualmente na Assembleia Geral, sendo-lhes deferida oportunidade prévia para se apresentarem por 3 minutos, antes da votação.
A eleição será realizada no dia 13 de agosto durante a 30ª Assembleia Geral Ordinária da Anprotec, em Florianópolis – SC, a partir das 17h30.
Terão direito a voto somente os associados titulares adimplentes com suas contribuições anuais e que tenham indicado formalmente um representante titular e suplente com poderes para votar.
O modelo de carta para indicação de representante foi enviado por e-mail aos associados e está disponível na área restrita ao associado no site da Anprotec.
Saiba mais sobre os candidatos:
Adriana Ferreira de Faria – Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Viçosa-MG
Possui graduação em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Realizou pós-doutorado na North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA), na área de Gestão da Inovação. É professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), onde foi Chefe de Departamento. Atualmente, é Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV). É coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig. É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (MPITIP) da UFMG e do Mestrado em Economia da UFV. É Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do Engenharia de Segurança do Trabalho. Na UFV, foi Diretora do CenTev. Foi Membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI/NIT), de 2008-2015. Foi Diretora de Rede Mineira de Inovação (RMI), gestão 2013/2014. Foi Diretora da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), gestão 2010/2011, onde atualmente participa do Grupo de Trabalho de Graduação. Suas áreas prioritárias de atuação são: gestão da inovação e desenvolvimento de produto. É líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG).
Ana Paula Duarte Avena de Castro – Associação Educativa Evangélica / Anápolis-GO
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT pela UnB; possui MBA em Gerência de Projetos pela UniEVANGÉLICA (2012); é Especialista em Direito Público pela Universidade Potiguar (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis (2004). Tem experiência em gestão de projetos de desenvolvimento tecnológico, gerenciamento de projetos FINEP, atuou como coordenadora executora de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (FUNTEC), SEBRAE NA e GO, e como vice-presidente da Rede Goiana de Inovação. Integrou o comitê organizador da Conferência 2018 da Anprotec. Foi coordenadora do Programa de Incubação de Empresas e Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da UniEVANGÉLICA (UniINCUBADORA e UniCIETEC).
Elvis Fusco – Centro Universitário Eurípedes de Marília / Marília-SP
Doutor em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Computação. Pós doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA / USP. Atualmente é Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem. É coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), credenciados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo do Estado de São Paulo. Vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília (COMCITI). Coordenador do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília – APL TI Marília. Presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI). Diretor do SEPROSP – Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo. Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação e Inovação em Tecnologias Informacionais Computacionais (ITIC). Atua nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação. Palestrante sobre os temas Tecnologia, Inovação, Mercado e Formação em Tecnologia da Informação, Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação.
Nelson Destro Fragoso – Universidade Presibiteriana Mackenzie / São Paulo-SP
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulho, graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade Tibiriçá, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Conselho do Núcleo de Pesquisa do IED até 2015, Coordenador da Incubadora de Empresas Mackenzie, desde 2009, foi Diretor de Incubadoras da Rede Paulista de Inovação (RPAI) até 2016. Professor assistente doutor I da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, empreendedorismo, projetos de alto impacto social, psicologia, e relações humanas. Autor de Livro e capítulos de livros em empreendedorismo, estratégias de empresas e Marketing. Membro da comissão técnica do Plano Estadual de Educação Empreendedora do estado de São Paulo. Faz parte da diretoria estendida da Anprotec para o biênio 2018/2019 como líder temática em empreendedorismo. Membro do Conselho da Escola de Negócios SEBRAE-ETEC a partir e 2018. Atua também como psicólogo clinico como psicoterapeuta comportamental cognitivo.
Rosângela Fraga Alves – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC) / Canoas-RS
Presidente do IEITEC – Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, sediado em Canoas/RS, ICT privada sem fins lucrativos. Associada atuante da Anprotec desde 2001. Sócia fundadora da REGINP – Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos. Com larga experiência em auditoria financeira e prestação de contas financeira a órgãos de fomento, e gestão financeira e fiscal para organizações privadas. Fundou a primeira incubadora de base tecnológica da rede ULBRA em 2001, onde atuou como diretora por 10 anos. Atuou como coordenadora da unidade de captação de recursos da Universidade La Salle – Canoas/RS, de 2010 a 2013. Atuação no setor contábil/fiscal de empresas privadas de grande porte, como Joaquim Oliveira S/A, Americana Diesel S/A e Dipesul S/A por 6 anos. Possui 10 anos de atuação como consultora prestando assessoria em gestão financeira e fiscal para empresas e entidades de classe.
Tony Chierighini – Fundação CERTI / Florianópolis-SC
É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, com extensão universitária em Capacitação Empresarial para Novos Empreendedores pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atualmente é Diretor Executivo da Incubadora CELTA, da Fundação CERTI. Também é Diretor de Operações da CVentures Empreendimentos Inovadores e Participações S.A. Já atuou como Gerente de Negócios e de Inovação da Incubadora CELTA/Fundação CERTI, tendo sido responsável pelas atividades de prospecção de negócios, sistemas de gestão, comercialização de tecnologias, empreendedorismo inovador, proposição e implementação de projetos, empresas, e pelo desenvolvimento e implantação de incubadoras no Brasil, no México, na Argentina e no Paraguai. Em 2001, participou da criação da RECEPET, Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos, e atuou como Diretor e Presidente da Rede. Foi dirigente da Anprotec, entre 2010 e 2017, onde atuou na articulação, liderança e orientação do movimento nacional de incubadoras e parques tecnológicos. Tony tem incentivado fortemente a inovação na gestão de incubadoras desde 1991, quando conduziu o primeiro curso sobre gestão e implantação de incubadoras no Brasil e em países da América do Sul.