A Anprotec assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN) com o objetivo de fortalecer e ampliar o papel de seus associados no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil.
As duas entidades, com abrangência e atuação nacional, irão trabalhar juntas na criação e na aplicação individual ou conjunta de conteúdo, e em metodologias e práticas de mentoria de negócios para gestores, colaboradores e parceiros do ecossistema das instituições associadas à Anprotec. Os associados da ABMEN se beneficiarão da integração com incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, venture builders e demais associados da Anprotec.
Esta integração será construída e ampliada através de uma iniciativa nacional de amadurecimento das conexões locais nos respectivos ecossistemas. As duas entidades estudam projetos de interesse mútuo para preparar, instrumentalizar e aprimorar, metodologicamente, os mentores de negócios e de startups que já atuam e os que ainda irão atuar em todos os ecossistemas regionais do Brasil.
De acordo com o presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, a importância dos ambientes, ecossistemas e mecanismos de inovação para aumentar o percentual de sobrevivência dos novos empreendimentos é inegável. Mas, existe um item fundamental para o bom funcionamento desses ambientes, que é a mentoria, ou seja, o apoio que se dá aos empreendedores com o conhecimento que falta a eles naquele momento.
“Esse mentor precisa ser preparado, sem influenciar o empreendimento, mas ouvindo suas necessidades e ajudando-os a encontrar o seu próprio caminho. A ABMEN conseguiu desenvolver uma metodologia de cursos e certificações para mentores e tem conseguido expandir o seu número no Brasil. Então, é por isso que a Anprotec firma essa parceria com a ABMEN. Porque nós, dos ambientes, ecossistemas e mecanismo de inovação, precisamos muito do apoio dos mentores. Acreditamos que essa parceria irá dar muito certo”, ressaltou Aranha ao assinar o acordo de cooperação técnica entre as entidades, juntamente com Carlos Eduardo de Araújo Nogueira, cofundador e atual presidente da ABMEN.
No evento de assinatura, realizado na sede da Rede Entropia, no Rio de Janeiro, Alexandre B. C. S. Jacobs, fundador da ABMEN e líder temático de Mentoria da Anprotec, também esteve presente, juntamente com André Chaves, vice-presidente, Cecília Gomes, diretora de marketing, e Davi de Freitas Andrade, conselheiro fiscal, da ABMEN.
A ABMEN é uma entidade sem fins lucrativos fundada em julho de 2016 após seis meses de encontros e discussões sobre o tema mentoria. Suas operações foram iniciadas com o evento institucional – realizado mensalmente – Papo de Mentor. A entidade já realizou duas edições da Conferência Anual de Mentoria de Negócios – CAMNE, em 2017 e 2018. Possui, atualmente, 123 associados distribuídos em oito representações regionais (São Paulo – SP, Porto Alegre – RS, Salvador – BA, Fortaleza – CE, Juiz de Fora – MG, Campos dos Goytacazes – RJ, Resende – RJ, Flórida – EUA, e Barcelona – ESP, além de uma parceria estratégica com a Associação Portuguesa de Mentoring – APMENTOR.