O Samsung Creative Startups, programa da empresa que visa a aceleração de empreendimentos de base tecnológica em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o CCEI (Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação), inicia as atividades em 2019 com a realização de um BootCamp em Manaus, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. O encontro servirá de base para a escolha de até 10 startups da região Norte para a 4ª edição da iniciativa, que reunirá também empreendimentos de outras localidades do país.
O BootCamp será realizado no Samsung Ocean Manaus, onde as 12 startups pré-selecionadas dessa região serão avaliadas e poderão ser selecionadas para aceleração através do programa, que tem duração de 6 meses e, ao todo, irá acelerar até 20 empreendimentos de todo o país no Batch 4 da iniciativa.
O Samsung Creative Startups prevê um aporte de até R$ 200 mil reais em cada startup selecionada para o programa. Livre de equity, o montante será utilizado, exclusivamente, em atividades de desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços, conforme regras estabelecidas pela Lei de Informática. As startups participantes também receberão treinamentos, assessorias e mentorias técnicas e de mercado, inclusive com profissionais da Samsung.
“O Bootcamp é uma oportunidade para que a gente conheça um pouco mais sobre as startups que têm interesse no programa, o que ajuda na assertividade da seleção, e também para que elas aproveitem uma experiência diferente e rica em conhecimento. Pela primeira vez, as equipes responsáveis pelos empreendimentos pré-selecionados vão receber diversos treinamentos, entre eles, mentorias em áreas como User Experience (UX)”, explica Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Para José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Anprotec, os resultados confirmam o sucesso da parceria. “Através da rede de incubadoras, que recebe as startups do programa, são oferecidas as ferramentas para que a empresa nascente chegue mais estruturada, com um produto melhor desenvolvido e know-how ao mercado, porque é isso que transforma ideias em grandes projetos”, aponta Aranha. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 61% dos unicórnios – startups avaliadas em patamares de bilhões de dólares – foram fortemente influenciados pelas parcerias com grandes empresas. Por isso, também estamos proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento de unicórnios no Brasil, através de programas como o Samsung Creative Startups, por exemplo” explica.
Ao final do Batch 4, as startups participantes do projeto ainda podem ser indicadas para um intercâmbio na Coreia do Sul, onde poderão apresentar as soluções desenvolvidas para investidores asiáticos.