O mining hub foi criado com o propósito de ser um canal direto de inovação aberta, projetos sociais, tendências do setor e relacionamento entre mineradoras e startups. Lançado dentro do Festival Internacional de Inovação e Tecnologia, (o FINIT) no último dia 27 de Novembro, em Belo Horizonte, MG, o Mining Hub – Hub da Mineração – está prestes a ocupar um dos seis andares do prédio do WeWork em BH. O ambiente tem como objetivo gerar oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia da mineração, como as próprias mineradoras, além de fornecedores, startups, pesquisadores e investidores.
O projeto possui diversas iniciativas para as mineradoras participantes e empresas de base tecnológica, tais como:
- M-Start: O programa, com duração de 4 meses e equity free, busca conectar iniciativas inovadoras às mineradoras credenciadas para o desenvolvimento conjunto de soluções de desafios com as seguintes temáticas: Eficiência Operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos e Segurança: Operacional e SSO. O objetivo do programa é a realização de Provas de Conceito (POC) das soluções apresentadas pelas iniciativas de inovação aplicadas às mineradoras que lançaram as oportunidades listadas. Cada startup ou projeto de inovação que for selecionado terá oportunidade de realizar a POC com a mineradora sponsor e, após o ciclo, compartilhar o resultado com todas as outras do Hub. O regulamento já está no ar e as inscrições vão até dia 11/01/2019 no site: https://www.mininghub.com.br/#!/mstart
- M-Start Connect: Assim como o M-Start, o Connect também busca ser o canal de conexão direta de iniciativas inovadoras às mineradoras credenciadas, a diferença é que inscrições de projetos de quaisquer áreas relacionadas à atividade mineradora são aceitos. A inscrição também funciona por meio de formulário eletrônico, disponível em https://www.f6s.com/miningstart-connect e a cada 3 meses serão selecionados os projetos mais promissores para se apresentarem às mineradoras e fornecedores em um Pitch Day.
- M-Social: Iniciativa para levar temas de empreendedorismo para crianças, jovens e idosos carentes, residentes em áreas de atividade das mineradoras. Os assuntos abordados serão, por exemplo, robótica, mídias digitais e educação financeira. Para se inscrever como participante ou voluntário, acesse: mininghub.com.br/#!/msocial
- M-Radar: Trata-se do canal de relacionamento do Hub com o ecossistema. Por meio do M-Radar serão apresentadas notícias, conteúdos e eventos mais relevantes do setor para qualquer pessoa interessada se manter sempre atualizada.
Acompanhe https://www.mininghub.com.br/#!/mradar/0 para se manter informado dos eventos do Hub, além de notícias e tendências mais relevantes do setor de mineração.
Para tanto, em 2019, os projetos e/ou startups serão acelerados em ciclos de quatro meses, com o apoio da Neo Ventures, empresa consolidada, com larga experiência em apoiar grandes empresas no processo no processo de inovação aberta e interna.
Mais informações em www.mininghub.com.br /
Facebook: www.facebook.com/hubdamineracao
Instagram: @hubdamineracao