A primeira fase do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto 2018/2019 tem início entre os dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília-DF, para as incubadoras e aceleradoras selecionadas pela Chamada 2018/2019. Na ocasião, as instituições participarão de um workshop inicial sobre o Programa e sobre o conceito do empreendedorismo de impacto. No dia 6, o evento acontece no período da tarde no Parque Tecnológico de Brasília, o BioTic, e, no dia 7, tem continuidade na Universidade Sebrae. A Anprotec firmou parceria com a 99 para garantir um desconto especial em transporte aos participantes.
Realizado pela Anprotec, em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Programa de Incubação e Aceleração de Impacto tem o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras a desenharem estratégias para atrair, selecionar e acompanhar a estruturação de Negócios de Impacto Social no seu portfólio.
Nesse sentido, em setembro desse ano, durante a Conferência Anprotec, em Goiânia (GO), os organizadores divulgaram a abertura de um novo edital.
A iniciativa capacita ambientes de inovação e auxilia-os na criação de planos de ação nessa temática.
As inscrições foram encerradas em 29 de outubro e o resultado foi divulgado no início de novembro. 31 instituições se inscreveram e 25 foram selecionadas.
Como funciona a Chamada
O programa terá três fases para as incubadoras e aceleradoras selecionadas. A primeira etapa delas ocorrerá entre dezembro de 2018 e maio de 2019 e tem como foco a capacitação dos participantes na temática de negócios de impacto. Esta fase será concluída com a elaboração de um plano de ação para a inclusão dos negócios de impacto na estratégia e no portfólio da participante.
A segunda etapa é um desafio dentre os planos de ação apresentados. Os realizadores do programa selecionarão até 10 deles, de todas as regiões do Brasil, para participarem de uma final, em que estes planos serão apresentados para uma banca avaliadora independente, composta por diversos atores que atuam com Finanças Sociais e Negócios de Impacto, além de representantes dos financiadores do Programa.
Esta banca selecionará até 5 vencedores, sendo um de cada região do Brasil, que receberão uma premiação na forma de mentoria de associados do ICE, participarão de Missão Internacional de imersão e aprendizado, com a participação em eventos e visitas para ecossistemas que atuam na temática do programa, completando, assim, a terceira etapa da iniciativa.