Com objetivo de discutir temas relacionados ao desenvolvimento das aceleradoras e, também, aos programas de aceleração conduzidos pelas instituições associadas à Anprotec, o grupo Aceleradoras conta com cerca de 30 participantes ativos e tem como Líder Temático o fundador e diretor executivo da aceleradora Ventiur, Sandro Cortezia.
As aceleradoras são entidades jurídicas dedicadas a apoiar o desenvolvimento inicial de novos negócios inovadores através de seleção, capacitações, mentoria, oportunidades de acesso a mercados, aporte financeiro inicial, etc., em troca de uma possível participação societária nos negócios acelerados. Com o tempo, diversas iniciativas para a aceleração de startups surgiram, como os programas de aceleração, que são coordenados por organizações não dedicadas a essa atividade.
Segundo Cortezia, os assuntos tratados pelo grupo são os de interesse das aceleradoras. “Nos últimos tempos, o assunto prioritário estavam sendo, e ainda são, de certa forma, a continuidade do Start-Up Brasil, que deu início à operação de nova turma de aceleração”, explicou. “Trabalhamos com o Governo nas discussões sobre essa continuidade e, também, sobre o lançamento de algumas melhorias e aprimoramentos”, completou.
O programa Start-Up Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com aceleradoras para apoiar e fomentar startups. O programa atua em edições com um ano de duração cada, nas quais são lançadas até duas chamadas públicas: uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de startups, com rodadas semestrais.
“Todas as trocas de experiências e o compartilhamento de conhecimentos que temos feito há algum tempo têm sido fundamentais para a melhoria dos processos de aceleração de todos nós”, ressaltou Cortezia.
Para os interessados em participar do grupo, o líder temático diz que, além de ser vinculado a uma instituição associada à Anprotec, é preciso ter, basicamente, interesse no tema de aceleradoras ou programas de aceleração. “Aos que quiserem integrar o grupo, podem entrar em contato comigo. Estou à disposição para dar mais informações; os interessados serão muito bem-vindos.
Sobre os líderes temáticos
Os “Líderes Temáticos” têm um papel fundamental na apresentação de temas relevantes para atuação da Anprotec. Uma das principais atividades é a orientação na elaboração de documentos de referência, estudos e pesquisas sobre os temas. Além disso, eles podem liderar as microcâmaras responsáveis por discutir, levantar sugestões e propor projetos e ações que disseminem e fortaleçam o tema no âmbito da Associação.
Para auxiliar na disseminação, implantação e conceituação do tema, a atuação de cada Líder Temático estará disponível, em breve, no site da Anprotec, na área exclusiva para associados, onde será possível apresentar opiniões e sugestões. Atualmente, a Associação conta com Líderes Temáticos responsáveis por coordenar grupos em 21 diferentes temas. Confira quais são eles e saiba mais sobre o tema de seu interesse.