No próximo dia 15, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) completa 7 anos. Inaugurado em 15 de abril de 2011, foi o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais a entrar em operação.
Ao longo destes anos, foi contemplado com recursos de projetos investidos em infraestrutura, imobiliários, equipamentos e projetos de engenharia e arquitetura.
Segundo o Coordenador do TecnoPARQ, Rodrigo Vilela, esses 7 anos foram de muito trabalho com o objetivo de proporcionar cada vez mais melhorias nos serviços oferecidos e principalmente garantir às empresas que finalizam suas atividades na IEBT/CenTev, o suporte necessário para a continuidade de seus projetos, bem como interligar a universidade, empresas, cidade e sociedade.
Para Rodrigo, o parque pode ter papel fundamental não só para o desenvolvimento da cidade, mas também de toda a região, isso porque a perspectiva é de tornar o parque um divisor de águas, assim como a UFV foi para a cidade de Viçosa. Não pensando apenas na criação de empresas, mas no desenvolvimento e benefícios que trará para a sociedade como um todo.
O coordenador enfatiza que, junto com sua equipe, o desejo é subir mais um degrau, para que o sucesso do parque reflita no desenvolvimento da região, tornando-a mais rica. Rodrigo reforça que o Parque Tecnológico de Viçosa, junto às empresas, possui potencial para mudar o patamar e as perspectivas do município e da região da zona da mata.
Atualmente o Parque abriga nove empresas de renome no mercado, oferecendo sinergia e networking, facilidade de acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos avançados, além de proporcionar toda a estrutura necessária para o sucesso das atividades desenvolvidas pela empresa.
Mais informações sobre editais, programas, parcerias e atividades desenvolvidas pelo tecnoPARQ, estão disponíveis no site www.tecnoparq.ufv.br.