Na próxima segunda-feira, 23 de abril, o Programa Creative Startups realiza em São Paulo – SP a primeira edição do Creative Startups Talks, com a participação de Mr. Kyu Hwang Yeon, CEO do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI Daegu).
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer e debater sobre o caso de sucesso da cooperação entre Anprotec, Samsung e CCEI na gestão do Programa Creative Startups.
De acordo com a superintendente executiva da Anprotec, Sheila Pires, a vinda de Mr. Kyu ao Brasil é de suma importância já que o CCEI Daegu é o principal parceiro do Creative Startups na Coreia do Sul e essa parceria já trouxe diversos resultados importantes ao Programa no Brasil.
Para Paulo Quirino, coordenador nacional do Creative Startups na área de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, a incubação cruzada é um dos principais benefícios oferecidos aos participantes. “Nas duas últimas rodadas do Programa, graças à parceria com o centro de Daegu no processo de incubação cruzada, recebemos seis startups sul-coreanas e enviamos para Coreia quatro startups brasileiras”. E complementa: “Esse processo possibilita aos empreendedores brasileiros a oportunidade de validar sua solução e conhecer potenciais parceiros”.
Além da incubação cruzada, o Programa, que já recebeu mais de 700 propostas de negócios inovadores, oferece suporte aos empreendimentos selecionados através de treinamentos, capacitações, mentorias, acesso a tecnologias e financiamento para desenvolvimento de produto.
A startup Treevia Forest Technologies, por exemplo, surgiu com o objetivo de monitorar ativos florestais, por meio da integração entre sensores IoT e tablets, usando modernas técnicas de digitalização e gerenciamento de dados. Com forte apelo global, a solução da Treevia vem recebendo reconhecimento internacional e da indústria florestal brasileira. Recentemente, a startup foi contemplada com o Prêmio Global de Inovação Blue Sky Innovations Award, em Berlim, na Alemanha.
Outro exemplo é o da Phelcom. A startup desenvolveu um retinógrafo portátil, que funciona a partir de smartphones e facilita o acesso a exames oftalmológicos. Trata-se de uma tecnologia indicada para o uso em crianças e pessoas com mobilidade reduzida, e também pode ser adotada por profissionais com capacidade de investimento limitada ou espaço físico reduzido em suas clínicas.
Tanto a Treevia quanto a Phelcom participaram do Creative Startups e viram seus produtos se destacar no mercado.
Creative Startups Talks
Com início às 14h15 do dia 23 de abril, o evento acontece no Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Por isso, é necessário se inscrever antecipadamente por esse link.
Confira a programação abaixo e participe!
Local: Palácio dos Campos Elíseos – Novo Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa – Av. Rio Branco, 1269 – Campos Elíseos, São Paulo – SP.
Sobre o Creative Startups
Resultado de uma parceria inédita entre o setor privado, as redes nacionais de inovação e o setor governamental, o Programa tornou-se um caso de sucesso em escala nacional e referência na relação entre grandes e pequenas empresas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e startups intensivas em conhecimento.
Além disso, o programa permite que grandes empresas utilizem alternativas viáveis de financiamento e mecanismos de fomento à inovação, como a Lei de Informática, um modelo de referência testado e validado para adoção e aplicabilidade de Fundos Setoriais e investimentos diretos de grandes e médias empresas no Brasil.
Saiba mais sobre o Programa no Creative Startup Talks!