O presidente da República, Michel Temer, e o secretário nacional de Juventude, Assis Filho, lançaram na quinta-feira (15) o programa Brasil Mais Jovem 2018, que reúne 91 ações de 13 ministérios voltadas a interesses e necessidades dos jovens brasileiros. Durante evento no Palácio do Planalto, também foi assinado decreto que regulamenta o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
O Brasil Mais Jovem 2018 é uma continuação das iniciativas em curso desde agosto do ano passado, com acréscimo de 12 novos projetos e programas, que somam mais de R$ 50 milhões em investimentos.
Destacam-se as seguintes ações:
Sinajuve
O Sinajuve está previsto no Estatuto da Juventude, Lei 12.852/2013. O objetivo é criar um modelo de governança no Brasil, capaz de estimular a institucionalização de uma política de estado para a juventude.
O sistema articula esforços e determina responsabilidade de três níveis de governo – municípios, Estados e União – na execução da Política Nacional de Juventude. O decreto também estrutura o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e os conselhos estaduais, distrital e municipais.
*Com informações da Secretaria Nacional de Juventude