[:pt]
O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Jorge Audy, em reunião com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), alertou nesta terça-feira (17) sobre a necessidade de editais e recursos para os parques tecnológicos. Jorge Audy lembrou que o último edital voltado para o setor foi lançado pela Finep em 2013.
“Mas nem todos os recursos desse edital foi pago. A Finep está tentando normalizar isso. Precisamos lançar outros editais para contemplar, sobretudo, o crescimento desses ambientes de inovação, que abrigam hoje um número grande de empresas. Os parques tecnológicos dependem muito dos recursos da Finep”, afirmou.
Segundo o presidente da Anprotec, os parques tecnológicos estão em expansão e são responsáveis por 50 mil empregos. “É um braço forte da inovação tecnológica do Brasil, que estimula o desenvolvimento econômico”, avaliou.
Para o secretário Alvaro Prata, a preocupação é com o futuro. “O ministro Gilberto Kassab vem se esforçando para garantir recursos. Além disso, o MCTIC busca estimular as empresas a investir também”, disse.
Além de Jorge, participaram da reunião Sheila Oliveira Pires, Superintendente Executiva da Anprotec; Jorge Campagnolo, Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação (SETEC/MCTIC); Silvério Pereira, Coordenador de Ambientes Inovadores (MCTI); Ronaldo Pena, diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC); Luiz Fernando, do Parque Tecnológico de São José dos Campos; e Luiz Felipe Maldaner, CEO do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos).
*Com informações da ASCOM/MCTIC
*Foto: ASCOM/MCTIC
[:]