[:pt]
No último 4 de agosto, encerraram-se as inscrições para a Missão Técnica Anprotec 2017, que será realizada entre os dias 17 e 29 de setembro e terá como destinos a Espanha e a Turquia. A delegação contará com 25 integrantes, de 17 instituições brasileiras, que poderão visitar centros de inovação e de negócios, parques científicos e tecnológicos, incubadoras e aceleradoras. Em Istambul, o grupo participará da 34ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).
Na Espanha, primeiro destino da missão, a delegação visitará, nas cidades de Málaga, Bilbao e Barcelona, os principais ecossistemas de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos, além de instituições de referência internacional, como o Parque Tecnológico da Andaluzia (PTA), o Parque Científico e Tecnológico Bizkaia e a Technova La Salle, entre outras.
Em Barcelona, a delegação participará ainda de um workshop com Josep Piqué, presidente executivo da La Salle Technova e presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).
“Ao longo dos anos, mantivemos um relacionamento muito profícuo com nossos parceiros na Espanha. Visitar essas instituições, em seus respectivos ecossistemas de inovação, permite o aprofundamento dos laços que nos unem, além de oferecer, aos integrantes da missão, uma oportunidade única para prospectar relacionamentos e parcerias de valor”, ressalta Jorge Audy, presidente da Anprotec.
A delegação reúne 17 instituições do sistema nacional de inovação. “Um aspecto importante desta missão é que, além dos colegas gestores de ambientes de inovação e representantes de instâncias regionais de inovação, teremos a presença do secretário nacional de educação superior e também de assessores da área de inovação da Capes e do MEC”, completa Audy.
A 34ª Conferência da IASP será realizada entre os dias 26 e 29 de setembro e tem como tema “Parques científicos e ecossistemas de inovação: articulando tendências futuras e estratégias”.
Missões Internacionais
Realizadas ao menos uma vez ao ano, desde 2004, as missões internacionais promovidas pela Anprotec e seus parceiros têm por objetivo propiciar a todos os participantes um contato direto com experiências exitosas de outros países na consolidação de sistemas de inovação. Integram a delegação brasileira formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento e gestores de parques tecnológicos, incubadoras de empresas e outros ambientes de inovação brasileiros.
Missão Técnica 2017
A iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
[:]