[:pt]
Três programas da EURAXESS Brazil estão com oportunidades abertas para pesquisadores brasileiros, são eles: o Science Slam Brazil 2017, que procura trabalhos criativos de pesquisadores em nível de mestrado em diante e atuantes no Brasil para ganharem uma viagem à Europa; o Projeto Mobilidade Confap Itália, que seleciona mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos para um intercâmbio de dois meses a três anos, e a Chamada de subsídio de cooperação entre Suíça e Brasil, que oferece auxílio financeiro para projetos iniciais buscarem maiores financiamentos na Suíça ou no Brasil.
Brazil Science Slam
Pesquisadores em nível de mestrado em diante, de todas as nacionalidades e áreas, ativos no Brasil, podem se inscrever para o EURAXESS Science Slam Brazil 2017. O Concurso de comunicação científica é organizado pela EURAXESS Links Brazil. O edital pode ser acessado aqui.
Interessados têm até o dia 15 de setembro para enviar sua candidatura, por meio de formulário de inscrição. O primeiro lugar do concurso ganhará uma viagem para a Europa com auxílio de despesas. Para ser selecionado e participar da final, o candidato deverá, em até 3 minutos, mostrar como pretende apresentar seu trabalho ao vivo por meio de um vídeo simples gravado com o seu smartphone ou equivalente em chamada pelo Skype com à equipe da EURAXESS Brazil.
Os 5 melhores candidatos serão convidados a participar da final no Rio de Janeiro (RJ), em 25 de Outubro de 2017, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com tudo pago. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Projeto Mobilidade Confap Itália
O projeto Mobilidade Confap Itália tem como objetivo facilitar e apoiar a colaboração entre o Conselho Nacional Nacional de Agências de Financiamento do Estado (CONFAP) e a Rede Italiana. O projeto promove a cooperação científica, tecnológica e de inovação, e incentiva, por meio de bolsas, a mobilidade entre os dois países de estudantes de mestrado, doutorado e pós-docs. Acesse o edital aqui.
Candidatos interessados devem entrar em contato com uma das universidades que fazem parte da Rede Italiana, compartilhar seus interesses acadêmicos e solicitar uma carta de aceitação. Os pesquisadores têm até 8 de agosto para enviar a carta e a documentação exigida pelo CONFAP. Os interessados devem fazer parte de instituições cujas Agências de Financiamento do Estado (FAP) participem da convocação. A duração do programa de mobilidade varia de dois a 12 meses para o doutorado-sanduíche, Post-Doc e Master e três anos para o PhD completo.
Chamada de subsídio de cooperação entre Suíça e Brasil
O objetivo da chamada é consolidar parcerias entre a Suíça e países latino americanos como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. A chamada oferece bolsas que auxiliam no desenvolvimento de propostas de projetos a serem submetidos a grandes agências de financiamento. Além disso, também possibilita a combinação de projetos já existentes e financiados independentemente na Suíça e nos países parceiros.
Os formulários de inscrição devem ser enviados por e-mail ([email protected]) para a Casa Líder da Universidade de St.Gallen até 30 de agosto. A iniciativa é coordenada pela Universidade de St.Gallen, por meio do Centro Latinoamericano-Suizo (CLS-HSG). Mais detalhes aqui.
[:]