[:pt]
A Anprotec e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) iniciaram na última terça-feira (07/03) o Workshop de Incubação de Empreendimentos Inovadores e Competitividade Regional. A atividade é destinada aos coordenadores do Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras) da Fapeam, instituições de ensino e pesquisa e incubadoras convidadas e acontece na Samsung Ocean Manaus até a próxima quinta-feira (09/03).
Durante a solenidade de abertura, a superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, destacou a parceria firmada pela associação com a Fapeam e Seplan- CTI nos últimos anos. De acordo com Sheila, a ação é importante no processo de inovação e empreendedorismo local.
“A Fapeam e Seplan-CTI são parceiros não apenas importantes nas ações desenvolvidas pela Anprotec, mas, principalmente, na promoção da inovação e empreendedorismo aqui na região, particularmente, no Estado do Amazonas. Isso tem permitido que as incubadoras daqui consigam se desenvolver, aprimorar e gerar cada vez mais empreendimentos inovadores. Desde 2014 temos uma cooperação com a Fapeam, e durante esse período, já conseguimos mudar um pouco a sistemática da geração de empreendimentos no Estado, trazendo melhorias para as próprias incubadoras ”, informou Sheila.
Ela também destacou que o workshop reforça a mais nova parceria realizada pela associação com a Samsung, que tem gerado resultados positivos no sentindo de gerar empreendimentos que promovam o desenvolvimento das localidades e regiões.
Já o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) nas atividades desenvolvidas pela Fapeam e, disse que a instituição tem dado uma atenção especial a área do empreendedorismo e inovação no Amazonas. Levy citou, como exemplo, o programa Sinapse da Inovação, lançado em 2015, que incentiva o empreendedorismo inovador, transformando ideias em negócios de sucesso.
“As ideias aprovadas na Sinapse da Inovação irão contribuir para o desenvolvimento do Estado. A inovação é o carro-chefe, que juntamente com a ciência e tecnologia estão relacionadas à nova matriz econômica do Estado. Gostaria de agradecer a todos os parceiros envolvidos neste elo, que vem sendo estabelecido com os atores preocupados com promover melhorias no campo social e econômico no Amazonas”, disse.
Na ocasião, o secretário executivo da Seplan-CTI, Estevão Monteiro de Paula, apresentou a “Nova Matriz Econômica Ambiental” e explicou que se trata de uma política de Estado que visa a ampliação e consolidação do Pólo Industrial de Manaus, além do desenvolvimento de uma economia dos recursos naturais com o objetivo de fortalecer as atividades econômicas do Estado.
“A Matriz Econômica Ambiental é um novo modelo econômico para que a gente possa diversificar a economia” disse o secretário executivo da Seplan- CTI.
A diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Heloisa Menezes ministrou, durante o Workshop, a palestra “Oportunidades para o Movimento de Empreendedorismo Inovador do Amazonas”. Heloisa falou sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo Sebrae. Um das atividades que ela destacou é o edital Sebrae de Inovação, ação voltada a aumentar a competividade e produtividade dos pequenos negócios por meio do fomento a projetos empresarias de inovação.
Outra ação importante no âmbito do Sebrae é a Inovativa Brasil realizada em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que funciona como uma plataforma de aceleração de startup. Outro projeto desenvolvido pelo Sebrae é o Habitats de Inovação realizado em parceria com a Anprotec que visa a produção de conteúdos e capacitações.
“O Sebrae é uma instituição muito conhecida e que está presente em vários locais. Queremos somar isso as empresas para alavancar o desenvolvimentos dos pequenos negócios. O desenvolvimento só acontece quando há vontade e existe cooperação entre as instituições e as pessoas envolvidas.”, contou Heloisa.
Workshop
Conforme o cronograma do Workshop, no primeiro dia o público terá apresentações como: Matriz Econômica Ambiental do Amazonas e Ecossistema de Inovação no Amazonas; Ações e Projetos do Sebrae; Movimento de Incubadoras e as Vertentes do Ecossistema de Inovação do Amazonas – Desafios; Ambiente de Colaboração Samsung; Contribuição das Leis de Incentivo Fiscal para a Consolidação da Inovação no Amazonas e o Papel das Incubadoras. Apresentações de Casos- Aprendendo com Quem já Faz, entre outros assuntos.
Já o segundo dia do Workshop será apresentado um panorama do movimento de incubadoras do Estado e a contribuição da Rami para consolidação do ecossistema de inovação do Amazonas, panorama do Brasil e perspectivas para o Amazonas e apresentação de casos: melhores práticas do Cerne no Amazonas.
O terceiro dia da atividade é exclusiva para incubadoras contempladas no edital do pró-Incubadoras 019/2014. Os participantes irão conhecer sobre os requisitos para certificação Cerne e preparação das incubadoras para participação no Programa Economia Criativa, além de orientações sobre prestações de contas, cronograma e desenvolvimento do convênio.
*Fonte: Agência Fapeam
[:]