[:pt]
Começou hoje (21) e vai até quinta-feira (24), em Recife, o último módulo do Curso de Gestores de Parques e Ambientes de Inovação, que a UniAnprotec realiza em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Parque Tecnológico Porto Digital. Nesta etapa os gestores de ambientes de inovação associados à Anprotec participam de aulas expositivas e participativas que colocam em prática o aprendizado recebido ao longo do curso.
Nesse primeiro dia, o Planejamento e a estratégia de governança de Parques e os respectivos impactos para as entidades gestoras esteve na pauta dos debates, bem como a narrativa sedutora de um Parque Tecnológico. A última atividade, que acontecerá na quinta-feira, vai oferecer visitas técnicas a incubadoras, aceleradoras, coworkings e outros locais que integram o Ecossistema do Porto Digital. Em destaque a Jump Aceleradora, o Portomídia e o Laboratório de Objetos Urbanos Conectado (L.O.U.Co).
Durante as atividades o grupo vai contar com a experiência de diversos nomes do empreendedorismo e inovação do país. Entre eles, o presidente da Anprotec, Jorge Audy e o conselheiro da instituição, Alexandre Steinbruch. Além disso, a professora da PUC-Rio e consultora de ambientes de inovação, Fátima Ludovico e empresário instalados no Parque também participam das exposições.
Maurício Guedes, que é fundador e ex-gestor do Parque da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que essa qualificação é pioneira no Brasil e atende uma antiga demanda nacional. Segundo ele, com a participação desses gestores, centenas de parques em fase de implantação serão motivados a partir dessa versão piloto do curso.
[:]