[:pt]
O consórcio internacional Incobra (Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union) promove no dia 06 de dezembro, o quarto seminário via web, o webinar. Nesta etapa será abordada a 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
O seminário terá início a partir das 12h30 e uma hora de duração. O objetivo esclarecer informações a respeito do edital internacional, que disponibilizará 8 milhões de euros e apoiará projetos de pesquisa em Internet, computação em nuvem e 5G. Para se inscrever acesse esse link.
Durante o evento, o diretor científico da Comissão Europeia, Jorge Pereira, responsável pela chamada conjunta com o Brasil, palestrará sobre os desafios específicos do edital, seu alcance e impacto esperado. Em seguida o coordenador de Projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Wanderson Paim, abordará as condições para a participação de organizações brasileiras na chamada.
Para os europeus, são elegíveis empresas privadas de qualquer porte. Já os brasileiros considerados aptos a requerer parte dos recursos serão centros, institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati) ou empresas em incubadoras credenciadas no Cati.
Incobra
O Consórcio Internacional é formado por 14 instituições – sete europeias e outras sete do Brasil – e tem como meta criar bases para ampliar, melhorar e intensificar cooperações entre entes do velho continente e do Brasil. O projeto é financiado pela União Europeia por meio do programa Horizonte 20-20 com duração de 36 meses. Ele priorizará quatro áreas de pesquisa e inovação: agroalimentar; tecnologias da informação e comunicação (TICs); energia; e nanotecnologia. Estas áreas foram escolhidas por serem os setores que a própria União Europeia considera como prioritárias para cooperação com o Brasil em pesquisa e inovação.
*com informações do Incobra
[:]